A tâmara fresca é uma fruta cuja origem tem sido associada aos países africanos e do Oriente Médio, como Egito, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Iraque, de climas áridos, e data de aproximadamente 3.000 a.C. Muitas culturas antigas a consideravam uma fruta sagrada, com referências à entidades celestiais, ou envolta em tradições, indicando hospitalidade.
Fruto da palmeira conhecida como tamareira, doce, carnuda e suculenta, que em muitos casos é usada para substituir o açúcar, a tâmara adquire sua cor âmbar depois de seca naturalmente, em um processo de desidratação ao sol ainda na mesma árvore, e só depois é colhida.
Do ponto de vista nutricional, seu consumo está relacionado a múltiplos benefícios, embora historicamente estes frutos tenham sido destacados pelas suas propriedades medicinais.
A tâmara é um alimento de sabor inigualável e tem como característica a maciez e o sabor único, o que a torna agradavelmente comestível. Pode ser consumida de várias formas, sozinha ou em receitas – 100 gramas de tâmaras atendem à boa parte das necessidades diárias de ferro.
A seguir, algumas propriedades e características benéficas que a tâmara possui.
As tâmaras frescas são frutas reconhecidas mundialmente por serem uma grande fonte de fitonutrientes e componentes químicos que oferecem grandes benefícios à saúde humana. Estes frutos possuem propriedades benéficas do ponto de vista nutricional e medicinal. Em geral, as tâmaras reúnem um conjunto de características que ajudam a fortalecer o corpo e manter a integridade do organismo.
1. Tâmaras são nutritivas.
As tâmaras frescas são uma importante fonte de fibras. Essas frutas também contêm calorias, tornando-as uma excelente fonte de energia. Devido ao seu sabor doce, as tâmaras também são uma alternativa adequada aos açúcares refinados. Consumir alimentos naturais, como frutas, ao invés de alimentos ultraprocessados é um dos fatores que podem ajudar a reverter a tendência à obesidade.
Aumentar a disponibilidade de frutas e vegetais frescos pode ajudar as pessoas a fazer escolhas mais saudáveis e com menos danos para a saúde. Opções como tâmaras secas, que duram vários meses e podem ser armazenadas sem refrigeração, são um bom exemplo de alternativa de uma alimentação rápida e nutritiva. Sua longa vida útil também ajuda a minimizar as perdas de alimentos.
2. Além do sabor, outro ponto forte das tâmaras são os minerais.
A tâmara fresca é rica em potássio, cálcio, fósforo e magnésio, minerais que ajudam os músculos a se recuperarem após esforços físicos, como a prática de treinos intensos e esportes. Essa fruta garante o bom funcionamento do sistema nervoso, e fortalece ossos e dentes.
O alto teor de potássio e magnésio da tâmara (100g de tâmara contém 700 mg e 55mg de magnésio, respectivamente) é de grande importante para suprir o déficit destes minerais essenciais para a contração dos músculos, contribuindo para o aumento da massa muscular.
Valor nutricional das tâmaras / por 100 gramas:
Calorias: 282 kcal (valor energético)
Gordura total: 0g
Proteínas: 2,6mg
Fibra: 8g
Potássio: 700mg
Cálcio: 62mg
Magnésio: 55mg
Fósforo: 42mg
Carboidratos: 67mg
A tâmara é fonte de vitamina E, que ajuda a proteger as membranas celulares da oxidação, auxilia na formação de glóbulos vermelhos e no aproveitamento da vitamina K. Esta rica fruta também é fonte de ferro, ajudando no combate à anemia.
3. As tâmaras também são repletas de fibra solúvel.
O alto teor de fibras e outros componentes da tâmara ajudam a prevenir doenças de origem digestiva, além de atuar como um poderoso regulador do intestino. O consumo de tâmaras ajuda a evitar desconfortos estomacais causados por indigestão ou problemas de prisão de ventre mantendo a saúde do sistema gastrointestinal em equilíbrio.
As tâmaras ajudam a regular o açúcar no sangue, prevenindo picos altos de glicose, também devido ao teor de fibras. Portanto, podem ser consumidas moderadamente por diabéticos. Além disso, a composição química estrutural da tâmara permite que seja um alimento de fácil digestão, o que facilita a absorção e aproveitamento dos nutrientes que possui.
4. Tâmaras são aliadas à saúde cardiovascular.
A tâmara é uma fruta com alto teor de ômega-3, ômega-6 e ácido oleico, ácidos graxos essenciais para a manutenção da saúde cardiovascular. Por outro lado, o teor de colesterol da fruta é praticamente zero, portanto não gera aumento no nível de colesterol de pessoas que consomem tâmaras com frequência.
Pelo contrário, o consumo de tâmaras tem sido utilizado como alternativa na presença de hipertensão arterial, pois atua como um poderoso vasodilatador, aliviando a pressão nas artérias e contribuindo para a saúde cardiovascular.
A fruta tem a capacidade de estimular a mobilização de elementos gordurosos como o colesterol ruim. Isso ocorre porque a tâmara possui um alto teor de fibras solúveis e insolúveis que permitem purificar o organismo de certos componentes nos quais se encontra esse tipo de molécula. É por isso que o consumo moderado desta fruta seca é positivo também no caso de colesterol alto.
5. O consumo de tâmara ajuda na saúde dos olhos, pele e mucosas.
A tâmara possui alto teor de fitonutrientes de origem carotenoide, além de zeaxantina, elementos que vão atuar na saúde dos olhos para manter a integridade ocular. Atua também na manutenção muscular e da retina para garantir uma ótima filtragem da luz. Além disso, a tâmara possui um alto teor vitamínico que ajuda na saúde visual e também intervém na saúde da pele e das mucosas.
Por fim, o consumo desta fruta proporciona inúmeros benefícios do ponto de vista antioxidante, imunológico, cardiovascular e digestivo, sem falar no número de doenças que pode evitar graças à enorme quantidade de fitonutrientes que possui na sua constituição.