Dores nos joelhos e articulações? Estes remédios caseiros podem te ajudar

As dores em gerais trazem muito desconforto para o nosso corpo. Elas impossibilitam que façamos atividades normais do dia a dia, como fazer longas caminhadas ou até mesmo andar de bicicleta.

E quem tem dor nos joelhos e nas articulações sabe como isso é chato. Estas dores nestas regiões podem ser decorrentes de diversas situações como: lesões desportivas, fraturas, tumores ósseos, falta de vitamina D, entre outros.

Remédios caseiros para aliviar dores nos joelhos e articulações

Apresentamos algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar a aliviar as dores. Experimente você fazer em casa também!

Veja mais:

Sálvia: Este tratamento é usado ao receber uma pancada no joelho. Indica-se envolver folhas de sálvia num pano embebido em água morna. Apertar e friccionar suavemente o joelho por 10 minutos até que as essências penetrem a pele.

Gengibre: ele possui benefícios anti-inflamatórios e analgésicos. Seu consumo na alimentação ajuda a reduzir a dor causada por doenças inflamatórias em quaisquer de suas manifestações.

Alho: tem propriedades anti-inflamatórias. Para  ajudar a diminuir as dores,  é indicado consumir três dentes de alho cru por dia. Outra opção é socar um alho e aplicar diretamente na região que dói. 

Arnica: Coloque pomada de arnica sobre a área com dor.

Cúrcuma: Prepare uma pasta com cúrcuma e azeite de oliva. Aplique sobre a dor e deixe atuar por 30 minutos.

Gelatina: consumir gelatina regularmente alivia a dor nos joelhos e articulações. Somente uma atenção se você possui diabetes, ai o consumo deve ser regulado.

Pomada de ervas natural: Uma mistura feita de canela, gengibre, mastigue e óleo de gergelim é muito eficaz no tratamento tópico da dor, conforme indicado por várias pesquisas.

Vinagre de maça e água: misture uma xícara de vinagre de maçã com seis xícaras de água morna. Em seguida, coloque a mistura sobre a região dolorida.

Vinagre de maça com azeite de oliva: você também pode misturar vinagre de maçã com azeite de oliva ou óleo de coco. Use 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) do óleo escolhido, misture bem e aplique nas áreas afetadas. É preciso aplicar a mistura massageando bem e deixá-la agir por algum tempo na região que está com dor.

Dicas gerais para cuidar dos joelhos

Além de fazer essas receitas naturais, os especialistas também dão dicas gerais para você adotar em seu estilo de vida e que pode evitar o aparecimento de dor nos joelhos e articulações quando se é muito novo.

A primeira dica é inserir a prática de exercícios físicos no seu cotidiano. Você pode tentar escolher qual o esporte, exercício que mais se adapta. E depois continuar mantendo essa rotina, pois você vai estar fortalecendo essa região.

Outra dica é tentar manter o peso. Conforme os especialistas, e também os estudos mostram que, ao perder 10 kg de peso, é possível reduzir em ate 20% da dor dos joelhos com artrose. Manter o peso é saudável.

Lembrando que mesmo que essas receitas sejam consideradas mais naturais e caseiras, elas não dispensam uma consulta com o médico para avaliar o seu problema e pedir a realização de exames, e quem sabe fazer um tratamento.