Irritação na pele: conheça os 4 tipos mais comuns

Nossa pele é um órgão muito sensível e está exposta a diversos danos durante todo o dia. Situações diárias simples como se expor ao sol ou ainda os procedimentos estéticos como a depilação a laser podem prejudicar a saúde de nossa pele.

Os exemplos citados acima, são alguns dos que podem provocar essa irritação. Vamos falar aqui sobre a irritação da pele ou dermatite, como é conhecida, os tipos que existem e os tratamentos.

Irritação da pele: o que é a dermatite?

A dermatite é uma irritação da pele, que se apresenta pela vermelhidão, descamação, coceira e a formação de pequenas bolhas no local afetado. Os sintomas podem surgir de muitas formas diferentes, de acordo com a área afetada e o tipo de dermatite.

É mais comum que a dermatite tenha origem alérgica, devido a diversos fatores, como vamos trazer aqui. Um problema que pode aparecer em qualquer pessoa, de qualquer idade e por várias razões.

Mas é um problema que pode ter cura, você só precisa realizar o tratamento adequado correto para seus sintomas e seu tipo de pele. Procure um dermatologista para que ele possa indicar os medicamentos e a melhor forma de tratamento a se realizar.

Ele ainda pode te ajudar a tomar medidas para evitar que o problema retorne, após o tratamento.

Quais são os tipos de irritação da pele?

De acordo com as características da dermatite os tipos da doença podem ser classificados, outros fatores que responsáveis por essa classificação são as causas e até o local em que aparecem. Veja aqui alguns dos tipos de dermatite que existem.

Dermatite atópica

Esse tipo de irritação da pele, é um dos mais comuns causado por uma irritação crônica da pele, esta fica mais seca, o que provoca a formação de erupções e crostas que coçam bastante.

Aparecem com maior frequência atrás dos joelhos e nas dobras dos braços. Ela ainda pode provocar crises de asma ou rinite.

As causas para essa irritação podem ser várias, como fatores genéticos e as reações alérgicas provocadas por estímulos ambientais, como a poeira e fumaça ou ainda estímulos imunológicos.

Dermatite de contato

Essa dermatite é de origem alérgica, e também gera erupções cutâneas, vermelhidão, coceira e descamação. Na fase mais grave, também podem surgir bolhas. Ela não é contagiosa e nem oferece riscos de saúde aos pacientes.

Mas é uma irritação que pode incomodar muito e pode se espalhar rapidamente. E pode ocorrer em locais de contato como as mãos e a face, que estão mais expostas a agentes irritantes como, bijuterias, até alguns produtos químicos e de limpeza.

Dermatite seborreica

Esse é um tipo de doença crônica, que ocorre com frequência nas pessoas, causando a descamação e formação de placas avermelhadas e amareladas na pele. Geralmente acontece em regiões do corpo que possuem muitas glândulas sebáceas, como o couro cabeludo e o rosto.

Ela é mais comum em bebês e adultos mais jovens, principalmente nos homens. Ela não é contagiosa, e suas causas são desconhecidas, mas acredita-se que a falta de uma boa higiene e a presença de bactérias, poderiam agravar o quadro da doença.

Dermatite de estase

Este é um dos tipos de dermatite mais raros. Ele resulta da falta de circulação do sangue e de outros líquidos na parte inferior das pernas. A dermatite estase acontece mais em pessoas com varizes, podendo desenvolver insuficiência venosa crônica.

Dermatite esfoliativa

Essa dermatite é uma inflamação mais grave, que acomete toda a superfície da pele, provocando rachaduras, escamas e vermelhidão. Em alguns casos, a camada cutânea superior chega ao ponto de se soltar, se esfoliar por isso, o nome da doença.

Ela acontece como efeito colateral de medicamentos e vitaminas sem prescrição médica, como barbitúricos e antibióticos, ou como complicação de outro tipo de dermatite.

Dermatite herpetiforme

Essa dermatite ocorre por causa da intolerância ao glúten, ela causa coceira, pequenas bolhas e uma sensação de queimação intensa na pele. Esse tipo de dermatite, não tem cura, e sua causa está ligada ao consumo de alimentos que contêm a substância.

Dermatite numular

Caracterizada pela formação de crostas, escamas, manchas em formato de moeda e algumas bolhas. Também possui causas desconhecidas, e acomete em sua maioria pessoas idosas.

Tratamento de Dermatite

O tratamento depende principalmente da causa da irritação, por isso é tão importante o acompanhamento médico para um diagnóstico correto. Cada um dos tipos de irritação possui um tratamento específico.

Por isso, é importante que o médico faça o acompanhamento e indique a melhor forma de tratar a dermatite em seu caso. Além de ser responsável pelas recomendações preventivas, siga as recomendações do profissional e tome os cuidados para evitar e tratar a dermatite.