Benefícios da beterraba: saiba quais são os principais

Você conhece os benefícios da beterraba? Como você já deve imaginar, elas são carregadas de nutrientes, incluindo folato, manganês e cobre, com baixo teor de calorias e gordura. 

Além de ser ótimo para sua saúde, a beterraba também é uma forma saborosa de acrescentar cor ao seu prato. Cheias de vitaminas essenciais, minerais e fitonutrientes, e muitos dos compostos nelas presentes possuem propriedades medicinais.

E em termos de versatilidade, elas são imbatíveis: podem ser acrescentadas a qualquer dieta, seja emagrecimento ou para ganho de massa. 

Nós separamos uma lista com os maiores benefícios de beterrabas, baseado em evidências científicas.

Nutrientes da beterraba

As beterrabas têm um perfil nutricional impressionante.

Como dissemos, as beterrabas tem baixo teor calórico mas possuem vitaminas e minerais valiosos. Na verdade, elas contêm um pouco de quase todas as vitaminas e minerais que seu corpo necessita.

Particularmente, são ricas em folato, que desempenha um papel fundamental no crescimento, no desenvolvimento e na saúde do coração.

Também são ricos em manganês, um mineral envolvido na formação óssea, metabolismo de nutrientes, função cerebral, entre outros.

E não podemos esquecer que também são ricos em cobre, um importante mineral necessário para a produção de energia e a síntese de certos neurotransmissores.

Diminui o risco de ter demência

Conforme envelhecemos, as funções cognitivas e mentais declinam naturalmente, o que pode aumentar o risco de doenças neurodegenerativas como a demência.

Pesquisadores realizaram estudo com pessoas idosas, mostraram que uma alimentação rica em nitratos, o fluxo de sangue é aumentado para a substância branca dos lobos frontais.

Os nitratos nas beterrabas podem melhorar a função cerebral ao promover a dilatação dos vasos sanguíneos e assim aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Ajuda a equilibrar a ingestão de alimentos

Estes alimentos têm baixo teor de gordura e calorias e muito alto teor de água, o que pode ajudar a equilibrar seu consumo de energia. 

Aumentar a ingestão destes alimentos, como este vegetal raiz, também tem sido associado à perda de peso.

Além disso, apesar de seu baixo teor calórico, eles contêm quantidades moderadas de proteínas e fibras. Ambos os nutrientes ajudam você a alcançar e manter um peso saudável.

A beterraba é uma boa fonte de fibras que também pode apoiar a saúde digestiva, reduzir o apetite e ajudar a promover sentimentos de plenitude, ajudando assim a reduzir sua ingestão total de calorias.

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Ajuda o desempenho físico

Vários estudos sugerem que nitratos, como os encontrados nas beterrabas, podem melhorar o desempenho físico. Para maximizar seus efeitos, você pode consumi-los duas ou três horas antes de treinar.

Os efeitos dos nitratos são complexos, pois parecem melhorar a eficiência das mitocôndrias, que são responsáveis pela produção de energia em suas células.

O suco de beterraba pode aumentar a resistência. Pode aumentar o desempenho cardiorrespiratório e pode melhorar a eficiência para praticantes de atividades físicas. 

Ajudam a controlar a pressão arterial

A beterraba tem sido bem estudada por sua capacidade de baixar os níveis altos de pressão arterial, que são um fator de risco importante para doenças cardíacas.

Alguns estudos mostraram que a beterraba pode baixar significativamente os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica.

As pessoas que são mais ativas fisicamente parecem se beneficiar mais do suco de beterraba. Este benefício parece ser maior para a pressão sistólica, que é a pressão quando o coração se contrai, ao invés da pressão diastólica, que é a pressão quando o coração está relaxado.

Ajudar a combater a inflamação 

Isto pode beneficiar muitos aspectos da saúde, já que a inflamação crônica tem sido associada a condições como obesidade, doenças cardíacas, doenças hepáticas e câncer.

O suco e o extrato de beterraba também demonstraram reduzir a inflamação dos rins de ratos injetados com produtos químicos tóxicos e causadores de lesões.

Estudos também indicam que o consumo de beterrabas em quantidades normais como parte de uma dieta saudável pode proporcionar os mesmos benefícios anti-inflamatórios.

Melhora a saúde digestiva

Uma xícara de beterraba contém 3,4 gramas de fibra. Comer beterraba é uma excelente fonte de fibra.

A fibra evita a digestão e viaja até o cólon, onde alimenta bactérias intestinais amigáveis e adiciona volume às fezes.

Os probióticos são ótimos para promover a saúde digestiva, mantendo seus intestinos regulares e prevenindo condições digestivas como constipação intestinal, doença inflamatória intestinal (DII), e diverticulite.

Conclusão

Como vimos, o consumo de beterraba possui vários benefícios para nosso organismo. Além disso, elas são facilmente inseridas em nossa salada e também em sucos nutritivos. 

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Pessoas que têm a vida ativa, seja desempenhando atividades físicas com frequência ou ocasionalmente, também podem se beneficiar da beterraba. 

A beterraba também pode ajudar no emagrecimento, devido a quantidade de fibras presentes no alimento. 

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