pessoasemcadeiraderodas

A cadeira de rodas é um equipamento importante que possibilita a autonomia na mobilidade para os deficientes físicos ou para as pessoas que com alguma limitação física. Se você vende esse tipo de produto, é importante saber quais são os melhores investimentos para dicas públicas, assim como se você está procurando uma cadeira de rodas para uso próprio, leia como abaixo para uma compra assertiva.

Saiba quais são as características que devem ser observadas e os principais tipos de cadeiras de rodas existentes no mercado:

Conheça os tipos de cadeiras de rodas

É importante investir em cadeiras de rodas que prezam pelo conforto e autonomia, desde modelos manuais até as cadeiras motorizadas com configurações mais tecnológicas. Além disso, opções resistentes e seguras que garantem maior independência e conforto ao usuário.

Confira a lista:

1. Manual da Cadeira de Rodas

É o modelo mais comum de encontrar, inclusive em centros médicos, hospitais e clínicas. Para ocorrer a movimentação, é necessária a força humana, seja do próprio usuário ou de seu acompanhante. Além disso, elas são leves e seu custo é acessível.

É principalmente indicado para pessoas em cirurgia, reabilitação física, pessoas em comprometimento com pessoas com dificuldade ou dificuldade de locomoção entre os membros superiores, idosos com dificuldades para caminhar, entre outras situações peculiares.

manual da cadeira de rodas

A cadeira de rodas manual é um modelo simples e, por esse motivo, não oferece muitas configurações, tamanhos e configurações mais opções personalizadas. Por outro lado, é uma Opção para quem usá-la ótima por tempo determinado como nos casos acima, pelo seu custo-benefício.

Dentre os modelos, encontra-se duas formas: monobloco ou dobrável na forma de “X”.

UMA cadeira monobloca tem um suporte dobrável em “L”, em que o encosto fica sobre o assento caso ela seja fechada. Esse é um modelo extremamente leve, o que traz maior independência para o cotidiano. Uma ótima opção para cadeirantes ativos e esportistas.

Já a cadeira dobrável, como partes laterais se unem a partir de tubos que formam uma sustentação no formato da letra “X”. São práticas para carregar em carros ou outros veículos. Também são opções confortáveis ​​e de vários tamanhos.

2. Cadeira de rodas motorizada

São aqueles que podem ser colocados meio de controle pelo próprio cadeirante. Sua principal vantagem é a boa mobilidade e independência principalmente para aquelas pessoas que possuem comprometimento dos membros superiores ou pouca força nos braços.

Ou ainda, pode ser uma alternativa para os usuários que frequentaram mais longos. Afinal, não precisa fazer grandes esforços, como no caso de cadeiras manuais. Além disso, permite boa postura e conforto a quem a utiliza. Por essas contas diferenciadas o custo pode ser superior ao da cadeira de rodas manual.

cadeira de rodas motorizada

As cadeiras de rodas motoras devem ser utilizadas apenas pelos usuários com habilidade motora nas mãos e que não possuíam comprometimento intelectual, para garantir a segurança tanto do cadeirante quanto de outras pessoas.

3. Cadeira de rodas com capacidade automática

Conhecida também como “cadeira de rodas que fica em pé”, esse é um modelo que permite maior autonomia ao usuário, auxiliar em tarefas simples do dia a dia, e ajuda a alcançar objetos em locais que não seria possível com as cadeiras comuns. Isso se deve ao fato da cadeira permitir que a pessoa fique em pé através da facilidade automática.

Outras vantagens são: melhora das funções digestivas, circulatória e respiratória, pois permite uma maior movimentação.

4. Cadeira de rodas reclinável

Esse modelo permite uma cadeira reclinável para trás que permite o usuário a deitar. Ela é ideal para as pessoas que ficam muito tempo sentadas e querem mudar a posição para realizar algum ajuste de postura.

cadeira de rodas reclinável

Proporciona mais autonomia no dia a dia do usuário, além de maior conforto. Além disso, possuem apoios de braços ajustáveis ​​e apoio de panturrilha, promovendo uma melhor acomodação da cadeirante.

5. Cadeira de rodas para banho

São indicadas para as pessoas que não têm dificuldades no momento de sua higienização. São modelos leves, que fácil permissão de movimentação para o banheiro, além de serem fabricadas em materiais que não enferrujam com o contato da água. Também pode conter um assento sanitário, que se adapta ao vaso sanitário.

cadeira de rodas para banho

Como escolher o modelo de cadeiras de rodas ideal?

Para resolver essa questão, considere os pontos a seguir:

  • Quais são as condições físicas e psicológicas do usuário?
  • Qual é o ambiente em que será utilizado?
  • Haverá a presença de um acompanhante/cuidador?
  • O usuário utiliza transporte de veículos?
  • Qual é o peso da cadeira?
  • Por quanto tempo será necessário o uso?

Através das perguntas, é possível chegar na melhor conclusão para selecionar o modelo ideal elencando as e verificando o custo de cada uma. Pode ser necessário até mesmo dois modelos diferentes, para sanar mais de uma necessidade.

Atente-se aos acessórios que acompanham as cadeiras, para assim, proporcionará mais ao cadeirante, como encosto, almofada com alta densidade, dispositivos antitombos, entre outros.

Concluímos por aqui as informações sobre os tipos de cadeiras de rodas e como escolher o melhor modelo. Cada uma com suas características e custos diferenciados. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.