Empresas líderes em todos os setores no mundo usam webinars para compartilhar conhecimento, atrair novos clientes e aprimorar processos internos. Mas, por que webinars? Como esse método de comunicação é eficaz nessas áreas e por que o uso de webinars é relevante em setores específicos?

No setor de saúde, a utilização de formas modernas de tecnologia, como a publicação de webinars, ajuda a otimizar continuamente a execução do atendimento e agilizar os processos que apoiam e permitem uma prestação de atendimento eficiente. A comunicação por meio de webinars também pode derrubar barreiras geográficas que inibem a colaboração, auxiliando assim no crescimento da descoberta clínica.

Vejamos o que um webinar implica e seis razões pelas quais você precisa adicioná-los à sua estratégia de para expandir sua empresa de saúde.

O que é um webinar de saúde?

Um webinar é essencialmente um seminário ou apresentação realizada online. No setor de saúde, esses eventos virtuais pode visar profissionais de saúde ou pacientes e abranger uma variedade de tópicos essenciais, como:

Segurança do paciente

Preparação para Desastres

Atualizações de saúde da população

Novas estratégias de atendimento ao paciente

Atualizações regulamentares

Como os webinars devem cobrir um tópico especializado, eles podem ser limitados a uma sessão ou se desenvolver em uma série de webinars que cobrem o conteúdo de forma mais abrangente. Você pode até usá-los para apresentar estudos de caso ou usá-los para apresentar seus e outros profissionais de saúde a novos pacientes.

Ainda assim, querendo saber como você pode aproveitar os webinars para levar seu sistema de saúde para o próximo nível? Vejamos seis razões pelas quais as organizações de saúde estão implementando webinars como uma das muitas abordagens inovadoras para expandir sua marca.

6 razões pelas quais as empresas de saúde estão aproveitando o poder do webinar

Na área da saúde, você pode utilizar webinars para abordar várias áreas diferentes, como vendas, auditorias de pacientes, conformidade e educação.

Gerentes, equipes de vendas e profissionais podem usá-los para atender às necessidades de seus pacientes, oferecer insights sobre o sistema de saúde e fornecer novas maneiras de acessar informações críticas.

Aqui estão algumas maneiras específicas pelas quais os profissionais de saúde podem aproveitar os webinars:

1. Conheça e eduque seu mercado-alvo

Se os profissionais de saúde estão hospedando webinars, eles podem usar o painel de webinars para “ver” seu público, incluindo quem levantou a mão e quantos espectadores estão prestando atenção.

Eles também podem lançar pesquisas para envolver seu público e oferecer perguntas e respostas para monitorar e responder a perguntas. Então, após a apresentação, eles podem obter feedback pedindo aos participantes que preencham uma pesquisa. Os relatórios mostrarão todos os dados de pesquisas, perguntas e respostas e pesquisas, bem como os níveis de interesse dos participantes e informações de registro.

Clínicos gerais e outros profissionais de saúde estão muito dispostos a participar de webinars apresentados por líderes de opinião importantes, como consultores. Os webinars ajudam a posicionar as instituições de saúde como líderes em conhecimento e, portanto, como balizas confiáveis ​​de informações valiosas.

Oferecer conteúdo educacional ajuda tanto atrair e reter clientese, de acordo com um estudo realizado pela Bain and Company, um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros de 25% a 125%.

2. Alcance clientes em uma ampla área geográfica

Os profissionais de saúde podem atender de qualquer lugar com acesso à Internet, incluindo dispositivos móveis. No ano passado, um estudo do setor de saúde mostrou que 86% dos provedores de assistência médica usavam smartphones em sua prática e 53% dos provedores usavam tablets em 2013, um aumento surpreendente de 34% em relação a 2012.

Esse nível de acessibilidade é fundamental nesta era digital e ajuda a expandir o alcance de uma empresa. Com uma média de 54 participantes ao vivo por vez, de acordo com a e3, os webinars permitem que você alcance pessoas de todo o mundo simultaneamente, o que significa maior exposição e, inevitavelmente, reconhecimento da marca.

3. Economize dinheiro

Ao organizar um evento presencial, há muitos custos indiretos nos quais você não pensa durante os estágios de planejamento. Entre alimentação de viagem e acomodação, alimentação e custos do local, tanto os anfitriões quanto os participantes podem acabar gastando mais do que esperavam.

Os webinars são uma alternativa de custo muito mais baixo para reuniões presenciais porque são realizados virtualmente, portanto, todos os participantes precisarão de um dispositivo e uma conexão com a Internet.

Além disso, você pode fazer parceria com uma plataforma de eventos virtuais para gravar seu webinar, o que permite transformá-lo em conteúdo sob demanda que seu público pode acessar. Isso aumenta o ROI do seu webinar e oferece um recurso para compartilhar com seus clientes.

4. Rede

Pessoas do setor de saúde use webinars para aumentar suas redes. Médicos e outros profissionais de saúde podem ganhar uma reputação credível e digna de nota em seu setor. Eles podem se tornar um recurso e um potencial provedor, mentor ou professor.

O uso de webinars para networking profissional também é uma excelente maneira de os líderes de saúde se conectarem, colaborarem e encontrarem soluções para problemas urgentes, como escassez de pessoal, recursos de saúde mental e prevenção de infecções.

Webinars removem barreiras geográficas e permitem que profissionais de todo o mundo se conectem. Eles também permitem a interoperabilidade para que os dados de saúde possam ser facilmente compartilhados e utilizados em outras áreas. Isso significa que você pode criar um ecossistema único de profissionais de saúde que podem oferecer melhorias de qualidade para vários ambientes de saúde.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.