Benefícios da telemedicina

Hoje vamos falar dos benefícios da telemedicina em tempos de pandemia, a busca por consultas médicas realizadas à distância aumentou de forma considerável. Conforme pesquisas mais recentes, a opção pelo serviço a representou 38% da amostra global de consultas em todo o mundo. E isso somente no ano de 2021.

De acordo com o estudo efetuado pela agência de comunicação em nuvem Sinch, somente no Brasil cerca de 43% das pessoas que solicitaram consultas médicas a fizeram à distância por meio de chamadas virtuais.

É importante lembrar que, como as consultas médicas por um aplicativo de mensagem instantânea são proibidas por lei, o uso dessa ferramenta se estende apenas para a busca de mais informações. Isso vale tanto para questões práticas, como agendamento e detalhes a serem acertados com a pós-consulta. Além disso, a partir do uso do aplicativo é possível aumentar os canais de contato com novos clientes.

Tal processo ocorre porque, além de garantir a segurança do paciente, a telemedicina oferece uma série de vantagens. Quer saber quais são os benefícios da telemedicina pelo WhatsApp? Então leia este texto de nosso site até o final.

Benefícios da telemedicina

1. Redução de gastos: um dos maiores benefícios da telemedicina

Ao disponibilizar ferramentas de contato com o cliente por meio do WhatsApp – tanto para agendamento de consultas como a orientação para o pós-consulta – existe uma óbvia redução no custo de telefonia. Isso é algo é fundamental se tratando de consultórios de saúde de qualquer porte

Projete com inteligência uma estrutura para criar um canal de informações e agendamento de consultas por meio do WhatsApp. Assim você otimiza o tempo gasto com essas operações e consequentemente aumenta a produtividade de seus funcionários.

2. Diminuição do índice de ausências

A criação de um canal de contato exclusivo do WhatsApp ajuda o agendamento de consultas e outras informações do pós-consulta. Por meio dele é possível definir um lembrete que será enviado ao paciente para lembrá-lo do encontro com o médico.

Isso provoca uma redução bastante significativa no volume de faltas, aumentando a lucratividade. Estima-se que a implementação de um serviço automático de lembrete de consultas via WhatsApp reduza em até 30% a quantidade de absenteísmo em consultórios de saúde.

3. Contato mais próximo com o paciente: outro dos grandes benefícios da telemedicina

O contato via WhatsApp jamais substitui a consulta presencial junto ao médico.Mas possibilita que o paciente tenha a opção de esclarecer dúvidas. Além disso, também pode encaminhar o retorno sobre os resultados do tratamento ou medicação indicada pelo profissional de saúde. Nesse sentido, outro aspecto a ser considerado é o aumento do senso de engajamento do paciente. O fato é algo que contribui para o processo de recuperação em qualquer tratamento.

4. Mais chance de prospectar novos clientes

Outro dos benefícios da telemedicina mais importantes. Ao estabelecer um serviço de atendimento e divulgação de seu empreendimento por meio do WhatsApp, você tem mais chance de atingir novos públicos do que os canais mais tradicionais de contato com o cliente, como telefone e e-mail. Grande parte das pessoas acessa o WhatsApp várias vezes durante o dia, o que certamente aumenta a taxa de abertura de seu negócio.

5. Pacientes mais fieis

Essa última vantagem pode ser considerada um reflexo de todas as outras que foram citadas acima. A partir da implementação de um canal de contato com o cliente que seja sólido nas quatro características mencionadas acima (aliadas, claro, a um bom atendimento pelo profissional de saúde), fazem com que o cliente tenha o desejo de retornar ao mesmo consultório médico em caso de alguma necessidade. Esse é um processo de fidelização é muito importante. Por meio dele, seu empreendimento em saúde apresente um bom desempenho econômico a longo prazo.

Outras informações importantes sobre benefícios da telemedicina

É inegável que a telemedicina oferece uma série de benefícios. Mas é importante relembrar que a consulta médica pelo aplicativo é vedada. Neste sentido, inclusive, é proibido o disparo em massa de mensagens por meio do WhatsApp Business. O número máximo de pessoas de mensagens que podem ser enviadas de forma simultânea é 256. Mas para isso é necessário que esses números estejam adicionados à lista de contatos.