Você já ouviu falar sobre emagrecer de forma gradual, e a sua devida importância?
Segundo , o nosso corpo possui memória do peso que temos por um determinado tempo.
Dessa forma, quando o emagrecimento acontece de uma forma lenta, o seu corpo começa a se preparar para esta perda de peso.
O corpo registra um peso como sendo o peso padrão a cada cinco anos.
Ou seja, pessoas com sobrepeso a mais de cinco anos têm mais dificuldade para conseguir emagrecer do que alguém que engordou e iniciou o processo de emagrecimento em menos de cinco anos.
Isso acontece, pois, ao notar que está passando por uma grande redução do seu peso o corpo entende que você está passando por um momento de privação de alimentos e que precisa poupar energia para evitar um “dano “ainda maior.
Seu corpo não consegue entender que você está realizando essa privação de calorias propositalmente.
Portanto, é por isso que quanto maior o peso e quanto maior o tempo com sobrepeso ou obesidade mais difícil será emagrecer.
Então, foque em emagrecer de forma gradual.
Importância do emagrecimento saudável e gradativo
O processo de emagrecimento a longo prazo deve vir juntamente com uma mudança de hábitos
Assim, ao perder peso gradativamente, realizando uma boa alimentação e fazendo exercícios frequentemente, você começa a eliminar gordura e o seu corpo, ao dar falta de algo começa a completar os espaços com massa muscular.
A obtenção de massa muscular é de extrema importância, uma vez que, manter um peso saudável está atrelado com as calorias consumidas durante o dia.
O peso ideal vem junto com uma mudança de hábitos.
Logo, o emagrecimento progressivo ajuda na manutenção desse novo peso.
Entretanto, você precisa atrelar algumas coisas junto a isso para perder peso, como uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.
Dicas para emagrecer de forma gradual
Comer de forma mais lenta, saboreando os alimentos, isso aumenta a saciedade.
Além disso, aumentar o consumo de alimentos naturais, além de mais saudáveis, eles contêm menos calorias. Coma pequenas porções de 5 a 6 vezes ao dia.
Esse hábito ajuda a evitar a fome e controla melhor a quantidade de calorias ingeridas no dia.
Não podemos esquecer, que você deve evitar comer fast foods, alimentos desse tipo são muito ricos em gorduras, realçadores de sabor e sódio. Tudo isso atrapalha a perda de peso gradual.
O Guia Alimentar da População Brasileira fortalece o pensamento de que uma boa alimentação deve ser balanceada, priorizando alimentos naturais e não os ultras processados, com uma boa preparação destes alimentos, e reduzir o consumo de alimentos não saudáveis.
O Guia também enfatiza a relevância de se valorizar a interação com o meio e com as pessoas em volta e a importância do prazer em se alimentar.
Importância da atividade física no emagrecimento
Primeiramente, não confunda e acredite que a perda de peso ocorre apenas com uma redução na alimentação.
Saiba que para emagrecer de forma gradual, um conjunto de coisas devem ser feitas.
Então, é preciso também praticar atividades físicas diariamente, 30 minutos de caminhada é o suficiente para quem está abandonando o sedentarismo.
Se você não gosta de caminhar pode investir em outras atividades, como, por exemplo, natação, corrida, pular corda, subir escadas, vôlei, futebol e basquete.
E para ganhar mais massa muscular você pode seguir um treino de musculação.
Não esqueça que para você emagrecer, é necessário seguir varias ações, começando pela mudança alimentar e prática de exercícios físicos.
Com a dieta balanceada e a atividade certa, seus resultados serão definitivos, ainda que demore um pouco mais para alcançar o objetivo final.
Considerações finais
Emagrecer de forma gradual é uma das principais e melhores formas de vim a conseguir ter bons resultados.
Portanto, esqueça aquela ideia de emagrecer rapidamente, para chegar no corpo desejado em pouco tempo.
Pode até dar certo, mas diversos prejuízos podem vim acompanhados, como você viu anteriormente.
Nos vemos em breve.