Você quer saber como encontrar um dentista perto de mim? Então chegou ao local certo!
De fato, manter uma boca saudável é essencial para levar uma vida saudável e evitar complicações. Nossos dentes têm um papel muito importante a desempenhar em nossas vidas: eles são necessários para mastigar e digerir os alimentos, nos ajudam a falar com clareza e até moldam nosso rosto.
Além disso, um sorriso bem cuidado traz outros benefícios para o dia a dia, como nos dar mais confiança por ter uma aparência agradável, e isso pode influenciar nossa vida social, nosso trabalho e relacionamentos.
Por isso, é muito importante buscar o melhor cuidado possível para nossa saúde bucal, mas sabemos que isso pode ser difícil para muitas pessoas.
De fato, às vezes não é fácil encontrar um dentista perto de mim.
Como encontrar um dentista perto de mim?
Em primeiro lugar, você deve definir qual o objetivo de ir ao dentista. Se for apenas para um check-up, quase qualquer clínica irá ser suficiente.
Contudo, se você precisa de procedimentos mais complexos, uma clínica de implantes pode ser a melhor opção para você.
Lá, eles poderão avaliar tudo o que sua boca precisa, para lhe dar um sorriso perfeito.
Depois de definir o objetivo da sua consulta, basta procurar pela sua cidade ou nas cidades vizinhas, um profissional de referência.
Por que é tão importante cuidar da saúde bucal?
Quando falamos da saúde do aparelho digestivo, raramente pensamos que uma das partes mais importantes dele, é a boca e tudo o que nela se encontra: dentes, gengivas, língua, paladar, etc. e todos eles são elementos fundamentais para o processamento dos alimentos.
O mau cuidado destes elementos pode levar a alterações na saúde bucal, bem como a sérios problemas na digestão dos alimentos.
A higiene bucal vai muito além, da placa dentária, do tártaro ou das cáries.
A digestão dos alimentos começa na boca, alguns açúcares são processados desde o seu primeiro contato com a saliva.
Um processo adequado de mastigação e trituração dos alimentos na boca é vital para que os nutrientes possam ser absorvidos adequadamente, a cada passo do seu trânsito ao longo do tubo digestivo.
Quando nos esquecemos de realizar uma saúde preventiva adequada, perdem-se peças dentárias necessárias para tal processo.
Às vezes a reparação ou os implantes mal adaptados, também não ajudam a um adequado processamento dos alimentos na cavidade oral, de tal forma que, uma má saúde bucal pode trazer como consequência:
- Má digestão.
- Gases.
- Síndrome do cólon irritável.
- Desnutrição (a longo prazo).
Também é possível identificar doenças sistêmicas como diabetes, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, entre outras, que estão associadas a sintomas na boca, como por exemplo a inflamação das gengivas.
A saúde bucal adequada pode nos permitir, através de uma revisão periódica com o dentista, identificar algum problema de saúde adicional e, consequentemente, consultar o médico para um diagnóstico e tratamento.
O impacto da saúde bucal também afeta a saúde mental e emocional. Pessoas com má higiene bucal podem ser seriamente afetadas por problemas decorrentes do mau hálito e da aparência física desagradável de uma boca doente.
Nesses casos, haverá um impacto em sua autoestima, reduzindo significativamente a autoconfiança e, em muitas ocasiões, tendem ao isolamento devido à rejeição que experimentam por outras pessoas.
Conclusão
A importância de uma higiene bucal adequada é fundamental, por isso trouxemos algumas recomendações, para que você sempre tenha um belo sorriso:
- Escove os dentes durante dois ou três minutos pelo menos duas vezes por dia.
- Use pasta de dentes com flúor.
- Use fio dental diariamente para evitar a formação de placa onde a escova de dentes não pode entrar.
- Tenha uma dieta saudável rica em vitaminas A e C para prevenir a doença das gengivas.
- Evite o tabaco mesmo na sua apresentação eletrônica, uma vez que favorece a inflamação das gengivas e o câncer oral.
- Visite o dentista pelo menos 1 vez por ano.