Faculdade Odontologia: conheça mais sobre o curso!

A faculdade Odontologia é um dos cursos de Bacharel mais buscados no Brasil. Essa opção de curso está presente em diversas instituições de ensino, sendo que a concorrência é menor que a faculdade de Medicina. 

Um dos maiores fatores que fazem com que o curso de odontologia seja tão concorrido são as oportunidades que ela oferece. A remuneração para os profissionais desse ramo também é grande. 

Caso seja o seu objetivo ingressar em uma faculdade de Odontologia, primeiramente é importante conhecer como o curso e as chances no mercado de trabalho realmente funcionam para esses estudantes / profissionais. 

O que é a faculdade Odontologia?

A faculdade Odontologia é dedicada para as pessoas que buscam estudar o tratamento dos dentes, da língua, da mordida, gengiva e articulação da mandíbula com o crânio. Com o curso, os estudantes se tornam profissionais com vivência em diferentes áreas de atendimento odontológico. 

Quando os estudantes se formam no curso de Odontologia, os formandos estão qualificados para cuidar da saúde e da estética bucal das pessoas. Com o diploma de Odontologia, os profissionais também podem restaurar, extrair e limpar os dentes de seus pacientes. Assim como podem instalar e projetar próteses, tratar as doenças que as pessoas podem apresentar e fazer cirurgias. 

Muitos profissionais do ramo de odontologia costumam atuar em programas sociais, em seu próprio consultório particular ou com o atendimento público. Os profissionais também podem seguir cursos de especialização, os quais podem ajudar os dentistas a se destacar no mercado de trabalho. Isso é importante pois existe uma grande variedade de profissionais desse setor, ainda mais nos grandes centros urbanos. 

As opções que os estudantes que desejam ingressar em uma faculdade Odontologia são: bacharel e pós-graduação. Vale ressaltar que esse é um dos cursos mais concorridos atualmente, perdendo apenas para a opção de Medicina. 

Como funciona o curso de Odontologia?

Nos primeiros semestres em uma faculdade ou universidade de odontologia, os acadêmicos vão estudar diferentes matérias presentes na grade curricular, como anatomia e fisiologia. Essas matérias auxiliam os estudantes a compreender sobre a estrutura e como o corpo humano funciona, com destaque para a região do rosto. 

Nos semestres seguintes, os estudantes passam a compreender sobre matérias específicas da própria profissão, como cirurgia, odontológica, implantodontia, dentística e prótese dos dentes. 

Mas a maioria da carga horária é destinada para realizar atividades práticas, nas quais os estudantes devem testar as suas habilidades e conhecimentos adquiridos, além de entrar em situações de tratamento reais com pacientes. Obtendo um bacharel ou pós-graduação na faculdade Odontologia, os estudantes são capazes de atender pacientes de todas as idades. 

Isso porque, ao longo do curso, eles adquirem o conhecimento sobre quais medicamentos devem ser receitados, assim como a aplicação das técnicas e realização dos tratamentos necessários em seus pacientes. 

Para obter um diploma na área de odontologia, os estudantes devem passar por um estágio obrigatório no final do curso, ele será supervisionado e na área de atuação em que o estudante pretende atuar. Também será necessário elaborar o TCC. 

Depois de concluir o curso na faculdade Odontologia, os formandos devem obter um registro no Conselho Regional de Odontologia para que possam exercer suas atividades como profissional na área. Ao optar por ingressar em uma faculdade de odontologia generalista, os estudantes também estarão cientes de que ele formará um cirurgião dentista. 

E, para continuar ou seguir outra área, será necessário continuar os estudos em uma pós-graduação, sendo necessário seguir mais alguns anos no curso. Após a conclusão do curso, os estudantes também podem optar por continuar os seus estudos na área e se especializar em uma das 20 áreas que são reconhecidas pelo conselho. 

Como é a grade curricular do curso de odontologia?

Quando os estudantes estão escolhendo o curso que pretendem ingressar, devem também conhecer mais sobre a estrutura pedagógica do que será ensinado a eles durante os semestres dos anos. Isso porque, passar por algumas disciplinas é obrigatório e indispensável para conseguir se formar na área de interesse. 

Veja, a seguir, algumas das principais disciplinas que os estudantes de uma faculdade Odontologia irão passar ao longo dos semestres: 

  • Anatomia de Cabeça e Pescoço
  • Anatomia Humana
  • Antropologia
  • Biologia Celular e Histologia
  • Bioquímica
  • Microbiologia e Imunologia
  • Psicologia
  • Odontologia Legal e Deontologia
  • Saúde Coletiva

Portanto, antes de escolher o curso, é fundamental consultar em sua instituição qual é a grade curricular. 

Como é o mercado de trabalho na área de odontologia?

Após a conclusão da faculdade odontologia, os formandos podem optar por seguir em diferentes ramos, já que as opções são variadas. Os profissionais podem montar o seu próprio consultório para realizar atendimentos ou ingressar em instituições públicas ou privadas, atuando nas seguintes áreas:

  • Endodontia
  • Dentística Restauradora
  • Implantodontia
  • Odontologia Legal
  • Próteses Dentárias

Todos esses profissionais exercem diferentes funções na área de odontologia, além de outras opções disponíveis. Basta escolher a que mais te agrada após ingressar em um curso de odontologia.