CrossFit é bom para perder peso?

O crossfit é uma modalidade esportiva que tem chamado muita atenção do mundo todo. Aliás, ele foi de um esporte desconhecido à sensação mundial rapidamente. Diversos campeonatos são organizados anualmente.

No entanto, uma parcela significativa dos atletas tem um objetivo claro em mente: o emagrecimento. Daí vem a pergunta: será que crossfit emagrece? A resposta mais curta é: sim, ele ajuda (e muito) na perda de peso.

Vale lembrar que todas as atividades físicas proporcionam a queima de calorias. Porém, a depender da intensidade do treino, umas queimam mais que outras. Mas isso não significa que existem modalidades melhores para emagrecer: quem dita a perda de peso é a intensidade aplicada pelo aluno.

Gostou desta pequena introdução? Aproveite para saber mais sobre o assunto!

Como é a prática de crossfit?

O crossfit, ao contrário das academias, traz um treino voltado para o uso do próprio corpo como carga de treino. Existem sim exercícios que usam pesos e outros acessórios, mas a ideia é fundamental é usar a massa corporal.

Em resumo, isso acontece porque essa modalidade esportiva deriva dos treinamentos militares. Ou seja, um soldado não precisa de muita massa muscular, mas sim de resistência física, mental e movimentos precisos.

Portanto, como você deve imaginar, são treinos que buscam deixar o atleta em forma rapidamente, e a alta intensidade é uma marca característica das atividades que compõem a rotina de exercícios.

Se o crossfit for acompanhado de suplementos como Óleo de Cártamo, por exemplo, com certeza trará resultados mais rápidos.

Em quanto tempo aparecem os resultados?

Agora que você já sabe qual é a ideia por trás desse esporte, com certeza deve estar se perguntando sobre o tempo até ver os resultados. Em geral, assim como tudo que é natural, leva-se um certo tempo até sentir a perda de peso.

Um ponto importante é a intensidade dos exercícios. No caso, precisamos lembrar que a intensidade deve ser adequada. Portanto, um praticante obeso terá um treino mais leve do que um em forma.

Isso é feito para que o corpo se adapte aos novos movimentos, principalmente quanto à construção de massa magra (músculos).

Note que um treino moderado para uma pessoa obesa e um intenso para uma pessoa em forma surtem o mesmo efeito, no que tange ao emagrecimento. Afinal, quanto mais acima do peso, mais se perde conforme se pratica atividades físicas.

Via de regra, os resultados aparecem lá pelo terceiro mês de prática. Ou seja, é quando a maioria dos atletas realmente pega no pesado, dado que ficam quase um mês e meio preparando a musculatura.

Quais são os exercícios indicados para emagrecer?

Como já foi mencionado nas seções anteriores, todos os exercícios são ótimos para emagrecer. É a intensidade que faz a diferença na hora de perder peso.

No entanto, o crossfit oferece três tipos de exercício que são excelentes para ficar em forma. São eles:

  • Atividades cíclicas: são exercícios que precisam ser repetidos várias vezes, podendo ser de forma contínua. Esses são os melhores para perder peso, pois levam o corpo ao seu máximo. Um exemplo de atividade cíclica é a corrida.
  • Movimentos de ginástica: são exercícios que usam o peso do próprio corpo para realizar esforço. É um dos conjuntos de exercícios mais explorados pelo crossfit. Um exemplo que todo mundo conhece é a flexão de braço.
  • Levantamento de peso: são todas as atividades que usam algum peso externo, ou seja, sem contar o corporal, para realizar esforço. É um conjunto de exercícios ótimo para levar o atleta ao próximo nível de prática. O levantamento de peso olímpico é um exemplo desse conjunto.

Quais são os benefícios do crossfit?

Dentre os principais benefícios do crossfit, a perda de peso é um dos que mais se destacam. Afinal, esse esporte queima muitas calorias por treino, e pode chegar a eliminar cerca de 2.700 calorias por semana.

Além desse benefício, a resistência muscular também é aperfeiçoada. Alguns exercícios requerem ficar em uma mesma posição por um determinado tempo. Dessa forma, o músculo se adapta a esse tipo de estresse, aumentando a resistência muscular.

Ao estressar o coração, por mais negativo que essa frase possa parecer, também encontramos benefícios. No caso, o coração, assim como os demais músculos, também se beneficia da resistência, ajudando a prevenir diversos problemas cardiovasculares.

Por fim, o crossfit também ajuda a eliminar o estresse. Como a execução dos exercícios requer concentração, o praticante fica no momento presente, onde as ansiedades e preocupações não podem afetá-lo.

É importante fazer dieta enquanto treina?

Sim, é muito importante fazer dieta enquanto realiza treinos de crossfit. Embora fazer dieta orne com perda de peso, a razão nesse caso é diferente: você precisa fazer dieta para repor o que foi perdido nos treinos.

Portanto, minerais, vitaminas e demais nutrientes precisam estar presentes em sua alimentação diária. Caso contrário, você se sentirá muito cansado e fatigado, e pode até perder o ritmo de treino, assim como a produtividade no trabalho e nos estudos.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos!