Os benefícios do jejum intermitente

O jejum intermitente tornou-se uma nova tendência para muitos indivíduos que desejam alcançar seus objetivos pessoais de estilo de vida saudável.

Muitos pesquisadores notaram que o jejum intermitente tem um efeito positivo na saúde metabólica de uma pessoa, resultando em perda de peso ou até mesmo em uma vida útil prolongada.

Jane Brody, colunista pessoal de saúde do New York Times, disse que “os regimes populares variam desde a ingestão de poucas calorias durante todo o dia, dia sim, dia não ou várias vezes por semana, até jejum de 16 horas ou mais todos os dias”.

Ela acrescentou: “Um homem que conheço com cerca de 50 anos disse que perdeu 5 quilos em cerca de dois meses com o que ele chama de dieta 7-11: ele não come nada das 19h às 11h da manhã seguinte, todos os dias”.

Ceticismo sobre jejum intermitente

Brody disse que estava cética, mas parece que há algo a ser dito sobre a prática de um jejum diurno bastante prolongado, de preferência com duração de pelo menos 16 horas. Mark P. Mattson, neurocientista do Instituto Nacional de Envelhecimento e da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, explicou que o fígado armazena glicose, que o corpo usa preferencialmente para obter energia antes de queimar gordura corporal. ”

De acordo com o Dr. Mattson, “leva de 10 a 12 horas para usar as calorias do fígado antes que ocorra uma mudança metabólica no uso da gordura armazenada”.

Depois das refeições, a glicose é usada para obter energia e a gordura é armazenada no tecido adiposo, mas durante o jejum, uma vez que a glicose se esgota, a gordura é quebrada e usada para produzir energia.

Perder peso sem esforço

“A maioria das pessoas que tentam perder peso deve se esforçar por 16 horas sem calorias. A maneira mais fácil de fazer isso é parar de comer por volta das 20h, pular o café da manhã e comer novamente ao meio-dia no dia seguinte. (Pessoas dependentes de cafeína podem tomar café ou chá preto sem açúcar antes do almoço.) Mas não espere ver resultados imediatamente; pode levar até quatro semanas para notar um efeito” disse ele. 

John Hopkins Medicine nos lembra que o jejum intermitente pode ter efeitos diferentes em pessoas diferentes.

Além disso, “passar muito tempo sem comer pode, na verdade, encorajar seu corpo a começar a armazenar mais gordura em resposta à fome”.

Conclusão

Portanto, é importante consultar seu médico antes de iniciar o jejum intermitente.

É válido ressaltar que apenas o jejum intermitente não pode ajudar na perda de peso. Atividades físicas como o ciclismo são indicados para a redução de gordura no corpo e uma vida saudável. No caso do ciclismo, as melhores bicicletas para adultos são as bikes de aro 29