Posição para Aliviar Dor na Lombar: descubra qual a melhor

Hoje em dia, com as pessoas passando horas sentadas, encontrar uma posição para aliviar dor na lombar é o que mais buscam.

É chamada de dor lombar porque está localizada ao nível das 5 vértebras lombares, e pode ser crônica (hérnia de disco) ou pontual (lombalgia).

Em todos os casos, são dores que afetam a qualidade de vida da pessoa, pois tem dificuldades em realizar até mesmo simples movimentos.

É indispensável consultar um especialista que vai analisar a origem exata das dores e prescrever o tratamento adequado.

Portanto, se você sente constantemente dores na lombar, alguns exercícios e posições de alongamentos podem ajudar a aliviar.

Sendo assim, é justamente isso que você vai descobrir aqui!

Dor na lombar o que é?

Primeiramente, antes de saber qual posição para aliviar dor na lombar, o que é uma dor na lombar?

Está localizada ao nível das vértebras que se situam na parte de baixo da coluna.

Às vezes, a dor pode ser tão intensa que te impede de realizar simples movimentos, até mesmo andar.

Pode ser decorrente de má postura, ficar na posição sentada durante longos períodos, sedentarismo, idade…

Posição para aliviar dor na lombar no trabalho

Se você passa muito tempo trabalhando na frente de um computador, alguns cuidados são essenciais para aliviar dor na lombar:

A altura do computador deve estar alinhada com os olhos;

A coluna deve estar recostada na cadeira;

Manter os ombros relaxados;

Enquanto digita, manter os braços apoiados na mesa;

Manter os pés apoiados no chão;

Mude de posição de tempos em tempos;

Durante os intervalos, levante-se e movimente-se.

Portanto, com a pandemia, muitas pessoas passaram a se queixar muito mais de dor na lombar, sendo importante estar atento à correta posição para aliviar dor na lombar.

Posição para aliviar dor na lombar: exercícios

Na verdade, não se trata de uma posição para aliviar dor na lombar, e sim de exercícios que ajudam bastante a aliviar a dor:

1. Inclinação no solo

  • Sobre um tapete, deite-se de barriga para cima, com os braços estendidos e as palmas das mãos viradas para baixo;
  • Expirando, incline seu tronco para a direita e volte à posição inicial, inspirando;
  • Faça o mesmo do outro lado, realizando movimentos lentamente;
  • Repita 20 vezes de cada lado.

2. Rotação

  • Sobre um tapete, deite-se de barriga para cima, e dobre os joelhos a 90º;
  • Expirando, leve seus joelhos para o lado direito, e o braço direito para o lado oposto;
  • Faça o mesmo do outro lado, invertendo a rotação;
  • Repita 15 vezes de cada lado.

3. Respiração profunda

  • Deite-se de barriga para cima, dobre seus joelhos a 90º e gire ligeiramente seu quadril;
  • Expire profundamente para alongar a coluna ao máximo no chão, contraindo os abdominais;
  • Faça uma inspiração profunda para relaxar o corpo, sempre girando o quadril;
  • Repita 15 vezes, e tente prestar atenção nas sensações.

Sendo assim, todos esses exercícios ajudam bastante no alívio de dores na lombar, porém, não substituem a consulta com seu médico, até para descartar uma doença crônica, como uma artrite.

Posição para aliviar dor na lombar: dicas para dormir

A melhor posição para aliviar dor na lombar é dormir de lado, pois mantém as curvaturas naturais da coluna vertebral.

O ideal é colocar um travesseiro ou almofada entre os joelhos, a fim de que as pernas fiquem alinhadas e relaxadas, sem forçar a coluna a efetuar uma rotação.

Os ombros e a cabeça devem estar alinhados o máximo possível para que a cabeça não se curve muito para a frente ou para trás.

Por isso, se você tem o hábito de dormir de barriga para cima, recomenda-se também colocar um travesseiro entre os joelhos.

Leia também: Dor no Músculo da Coxa: Saiba quais as causas e como aliviar

Conclusão

Sendo assim, a coluna lombar, por sua curvatura e a maneira como as vértebras se articulam entre elas, é frequentemente fonte de muitas dores.

Portanto, qual o segredo para prevenir?

Além da posição para aliviar dor na lombar, é importante manter a mobilidade diariamente e fortalecer a tonicidade dos músculos.

Por isso, todos os exercícios passados aqui, procure fazê-los todos os dias, especialmente se você é uma pessoa sedentária ou que trabalha muitas horas na posição sentada.

Sendo assim, em pouco tempo, vai perceber um enorme alívio e voltar a fazer suas atividades cotidianas!