Dor no Músculo da Coxa: Saiba quais as causas e como aliviar

Na maioria das vezes, a dor no músculo da coxa é decorrente de um esforço físico intenso, geralmente realizado sem aquecimento, ficar sentado ou deitado por muito tempo ou praticar uma atividade física pela primeira vez.

Chamada no meio médico de mialgia, pode ocorrer durante um esforço ou nas 48 horas seguintes, ou ainda após um estiramento, podendo atingir a parte da frente, de trás ou dos lados da coxa.

Na maioria dos casos, a dor desaparece sozinha, apenas com repouso, mas se persistir, é importante procurar um especialista.

Então, se você está sentindo uma dor muscular na região da coxa, entenda as causas, o que fazer para aliviar e como prevenir!

Dor no músculo da coxa: quais as causas?

A dor no músculo da coxa é principalmente ligada a uma super solicitação do músculo ou um esforço físico sem preparação.

Por exemplo, não se aquecer antes dos treinos e/ou não se alongar após os exercícios, ou pessoas que não têm hábito de se exercitar regularmente.

Também pode ser causada por uma pancada, uma contratura muscular ou inflamação do nervo ciático.

Quando ela aparece durante um esforço, pode se tratar de uma contratura muscular de defesa, com o objetivo de evitar uma lesão mais grave, como uma ruptura muscular.

Dor no músculo da coxa: como aliviar?

Para aliviar a dor no músculo da coxa, o repouso é uma das principais medidas a adotar, além de não forçar muito a atividade física.

Existem também pomadas que podem ser aplicadas sobre as áreas afetadas.

O frio ou o calor são excelentes maneiras para reduzir os edemas ou soltar as fibras musculares.

No caso de uma contratura muscular, é aconselhável fazer repouso e aplicar compressas quentes. No entanto, se for distensão, compressas frias.

Aqui no entanto, se a dor persistir ou for muito intensa, recomenda-se consultar um médico.

Dor no músculo da coxa: como prevenir

Existe uma série de coisas que você pode fazer para evitar a dor no músculo da coxa:

Hidratar-se bem

Se você pratica uma atividade física, é essencial se hidratar, para garantir a flexibilidade das fibras, e assim, evitar a dor.

Aqui vai uma dica: observe a cor da sua urina. Se ela apresentar uma cor turva e com cheiro, isso significa que você não bebeu água o suficiente.

Aquecimento e alongamento

No início dos exercícios, é essencial se aquecer, e após seus treinos, fazer alongamentos, se possível com a ajuda de um profissional.

Isso vai proteger os músculos de tensões e estiramentos.

Massagens

As massagens podem ser uma ajuda preciosa para combater as dores musculares.

Se feitas com regularidade, podem evitar lesões e contraturas.

Pausas

Se possível, faça pausas entre os exercícios, e alterne entre os grupos musculares.

Tenha em mente que o músculo precisa de um tempo para se recuperar, portanto, não force o mesmo músculo todos os dias.

Se você sentir dor no músculo da coxa, é importante ficar atento e acompanhar, e caso não melhore após alguns dias, é melhor consultar um médico, caso contrário pode se transformar em uma lesão mais grave.

 

Veja também: Vitaminas para Ganhar mais Massa Muscular nas Pernas e Glúteos Caseiro