Melhores remédios naturais para a memória e concentração

Problemas de memória e dificuldade de concentração são reclamações cada vez mais comuns, especialmente por parte de pessoas mais jovens. Como vivemos em um mundo repleto de informações e que está sempre em ritmo acelerado, é natural fugir um pouco do foco e esquecer tarefas importantes do dia.

No entanto, quando a situação se torna muito comum e prejudica o desempenho do indivíduo no trabalho ou nos estudos, é fundamental procurar ajuda. Os remédios naturais são uma boa alternativa para potencializar a memória e aumentar a concentração. Veja a seguir os remédios mais indicados e algumas dicas para manter seu cérebro sempre saudável.

Remédios naturais para memória e concentração

Está sempre esquecendo o nome de alguém, onde deixou as chaves do carro, um evento importante ou não consegue focar em uma atividade de cada vez? Os remédios naturais a seguir podem ajudar.

Magnésio L Treonato

Magnésio L Treonato é composto pelo cloreto de magnésio e pelo L Threonico, um ácido derivado naturalmente da vitamina C. Nessa versão, o magnésio é absorvido mais facilmente e cumpre as suas funções muito mais rápido e com mais eficácia.

O magnésio é uma substância fundamental no nosso organismo, estando presente em milhares de tarefas executadas pelas células, órgãos e tecidos. Uma dessas funções é potencializar a função do cérebro, melhorando os níveis de memória e de concentração.

Além disso, o Magnésio L Treonato oferece mais disposição ao longo do dia e protege as células da degeneração, reduzindo a incidência do Alzheimer. O suplemento também ajuda a controlar a ansiedade e o estresse, outros dois fatores que interferem diretamente na retenção de informações e no foco em atividades que exigem concentração.

Ginkgo Biloba

Outro remédio natural para memória, também muito conhecido, é o ginko biloba. A substância diminui o cansaço cerebral, muito comum em pessoas que estão sob forte pressão ou acúmulo de informações, como estudantes de vestibular, concurso público ou profissões que exigem um volume grande e diário de ideias.

Ômega 3

O ômega 3 pode ser encontrado em alimentos e também em forma de suplementos. Uma de suas funções mais conhecidas é a melhora da cognição, combatendo doenças degenerativas, como o Alzheimer e reduzindo os lapsos de memória.

Além disso, o ômega 3 também reduz as crises de enxaqueca, um sintoma comum de quem trabalha ou vive sob pressão e com acúmulo de dados e informações.

Guaraná em pó

Um dos remédios naturais mais antigos para a memória e para a concentração é o guaraná. É facilmente encontrado na versão em pó e também em cápsulas. O guaraná acelera o metabolismo, auxiliando nas atividades do organismo, aumenta a capacidade de memória do indivíduo, deixando-o mais alerta para as atividades do dia a dia.

Quem possui uma carga horária muito grande de estudos e trabalho encontra no guaraná uma maneira de dar conta de tudo, sem ter que apelar para medicamentos farmacológicos.

Vitamina B12

Também chamada de vitamina da memória, a vitamina B12 é absorvida naturalmente pelo cérebro logo que ele está envolvido em atividades que exigem o seu uso intenso, como nos estudos e em outras atividades que precisam de muito foco e atenção.

A vitamina B12 fortalece os neurônios e melhora as funções cerebrais. Também é uma forte aliada contra a depressão e a ansiedade, duas doenças muito frequentes em pessoas que experimentam sobrecargas de trabalho e estudo.

O que mais pode ajudar

Além dos remédios naturais, existem também outras formas de turbinar o seu cérebro e deixar a sua memória e a sua concentração em perfeito estado. Dá uma olhada:

Consuma alimentos bons para o cérebro

Alguns alimentos são considerados também remédios naturais para a melhora da concentração e do foco. São aqueles ricos em ômega 3, vitamina B13, com ação anti-inflamatória e com antioxidantes que protegem o cérebro do envelhecimento precoce.

Inclua no seu cardápio: peixes, amêndoas, nozes, castanhas, azeite extravirgem e especiarias, como canela, gengibre e açafrão.

Exercite seu cérebro

Aprender algo novo, experimentar outro jeito de realizar uma tarefa do cotidiano, fazer exercícios de memorização são alguns exercícios que você pode fazer para estimular o seu cérebro e fazer com que ele se desacostume da rotina diária e comum.

Durma bem

O sono não é só um momento de descanso, mas também de reparação cerebral, celular e corporal. Uma noite bem dormida melhora as suas cognições, fortalece a capacidade de concentração e de memorização, auxiliando na retenção de informações obtidas ao longo do dia.

Fuja do sedentarismo

Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde do corpo em geral e não seria diferente com o nosso cérebro. Quando nos exercitamos, conseguimos pensar melhor, ter novas ideias, visualizar situações por um novo ângulo e relaxar a mente, fundamental para que ela esteja sempre em ação.

Organize-se

Você não precisa se lembrar de tudo, contando apenas com o seu cérebro. Comece a usar uma agenda para anotar compromissos, ideias, eventos, prazos e outras tarefas importantes. Assim, você não sobrecarrega o seu cérebro e pode focar em outras atividades mais tranquilamente.

Os remédios naturais para memória e concentração ocupam uma posição de destaque quando o assunto é saúde cerebral. Saiba tirar proveito deles. E, claro, não se esqueça de evitar a sobrecarga de tarefas e de manter hábitos saudáveis ao longo de toda a sua vida.