Hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH: o que é?

Muitas pessoas ficam sem saber o que significa hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH, e antes de mais nada, saiba que o TSH é um hormônio produzido pela hipófise.

Sua principal função é estimular a tireóide a produzir os hormônios T3 e T4, que controlam o metabolismo do organismo.

Para verificar a dosagem do hormônio tireoestimulante e se está na normalidade, o médico solicita um exame para verificar se está dentro dos níveis normais ou não.

Para você entender um pouco melhor, principalmente quando o resultado do exame está fora dos padrões e o que pode indicar, reunimos aqui as principais informações.

Hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH,  o que é e para que serve?

Primeiramente, o hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH é um exame de sangue que serve para verificar se o TSH – hormônio tireoestimulante – está dentro dos níveis normais, mas é chamado de ultra sensível porque permite detectar quantidades mínimas de TSH no sangue.

Ou seja, para detectar alterações nos níveis do hormônio estimulante da tireoide, que é produzido pela hipófise, e que atua estimulando a produção dos hormônios T3 e T4.

Por exemplo, em pessoas com mais de 18 anos, os valores considerados normais variam de 0,3 a 4,0 mUI/L, já em idosos, esse valor geralmente é mais alto.

Portanto, é um exame que serve para identificar doenças como o hipo ou hipertireoidismo, o que exige um acompanhamento médico.

Leia também: Útero pequeno – quais as causas, sintomas e tratamentos ?

Hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH baixo o que é?

O resultado do exame pode apresentar alterações para baixo ou para cima.

O TSH baixo significa que há um aumento na produção dos hormônios T3 e T4, e assim, reduzem a produção de TSH pela hipófise.

Nesse caso, o diagnóstico é de hipertireoidismo, cujos alguns sintomas são:

Agitação;

Insônia;

Perda de peso;

Fome excessiva;

Nervosismo;

Taquicardia;

Diarreia;

Olhos saltados para fora;

Tremores.

Hormônio tireoestimulante alto o que causa?

Nesse caso, ou seja, TSH alto significa que a tireoide não está produzindo os hormônios T3 e T4 na quantidade suficiente, indicando a condição de hipotireoidismo.

Os principais sintomas incluem:

Cansaço;

Sonolência;

Ganho de peso;

Queda de cabelo;

Dores musculares;

Aumento dos níveis de colesterol;

Intestino preso.

Alteração no hormônio quais as causas?

Na verdade, a tireoide pode sofrer alterações pelas mais variadas causas, como doenças congênitas, autoimunes, processos inflamatórios, tumores ou mesmo por causa desconhecida.

Por isso, é importante realizar regularmente o exame, e se o médico perceber qualquer alteração, propor o tratamento mais adequado.

Além disso, determinados medicamentos podem influenciar nos resultados do exame, por exemplo, anticonvulsivantes, Biotina, Heparina e Amiodarona.

Então, caso você esteja fazendo uso de algum desses remédios, convém informar ao seu médico.

Vale lembrar, seja no TSH baixo quanto alto, que o tumor na hipófise também pode ser uma das causas dessa alteração.

Portanto, agora que você já entendeu o que é hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH, não se esqueça de fazer os exames solicitados por seu médico e caso tenha alguma alteração, seguir corretamente o tratamento.