Muitas pessoas ficam sem saber o que significa hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH, e antes de mais nada, saiba que o TSH é um hormônio produzido pela hipófise.
Sua principal função é estimular a tireóide a produzir os hormônios T3 e T4, que controlam o metabolismo do organismo.
Para verificar a dosagem do hormônio tireoestimulante e se está na normalidade, o médico solicita um exame para verificar se está dentro dos níveis normais ou não.
Para você entender um pouco melhor, principalmente quando o resultado do exame está fora dos padrões e o que pode indicar, reunimos aqui as principais informações.
Hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH, o que é e para que serve?
Primeiramente, o hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH é um exame de sangue que serve para verificar se o TSH – hormônio tireoestimulante – está dentro dos níveis normais, mas é chamado de ultra sensível porque permite detectar quantidades mínimas de TSH no sangue.
Ou seja, para detectar alterações nos níveis do hormônio estimulante da tireoide, que é produzido pela hipófise, e que atua estimulando a produção dos hormônios T3 e T4.
Por exemplo, em pessoas com mais de 18 anos, os valores considerados normais variam de 0,3 a 4,0 mUI/L, já em idosos, esse valor geralmente é mais alto.
Portanto, é um exame que serve para identificar doenças como o hipo ou hipertireoidismo, o que exige um acompanhamento médico.
Leia também: Útero pequeno – quais as causas, sintomas e tratamentos ?
Hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH baixo o que é?
O resultado do exame pode apresentar alterações para baixo ou para cima.
O TSH baixo significa que há um aumento na produção dos hormônios T3 e T4, e assim, reduzem a produção de TSH pela hipófise.
Nesse caso, o diagnóstico é de hipertireoidismo, cujos alguns sintomas são:
Agitação;
Insônia;
Perda de peso;
Fome excessiva;
Nervosismo;
Taquicardia;
Diarreia;
Olhos saltados para fora;
Tremores.
Hormônio tireoestimulante alto o que causa?
Nesse caso, ou seja, TSH alto significa que a tireoide não está produzindo os hormônios T3 e T4 na quantidade suficiente, indicando a condição de hipotireoidismo.
Os principais sintomas incluem:
Cansaço;
Sonolência;
Ganho de peso;
Dores musculares;
Aumento dos níveis de colesterol;
Intestino preso.
Alteração no hormônio quais as causas?
Na verdade, a tireoide pode sofrer alterações pelas mais variadas causas, como doenças congênitas, autoimunes, processos inflamatórios, tumores ou mesmo por causa desconhecida.
Por isso, é importante realizar regularmente o exame, e se o médico perceber qualquer alteração, propor o tratamento mais adequado.
Além disso, determinados medicamentos podem influenciar nos resultados do exame, por exemplo, anticonvulsivantes, Biotina, Heparina e Amiodarona.
Então, caso você esteja fazendo uso de algum desses remédios, convém informar ao seu médico.
Vale lembrar, seja no TSH baixo quanto alto, que o tumor na hipófise também pode ser uma das causas dessa alteração.
Portanto, agora que você já entendeu o que é hormônio tireoestimulante ultra sensível TSH, não se esqueça de fazer os exames solicitados por seu médico e caso tenha alguma alteração, seguir corretamente o tratamento.