Dietas da moda não trazem benefícios a longo prazo

Essas dietas da moda que prometem perda de peso em poucos dias como a dieta do ovo, da proteína, da sopa, ou dos sucos detox, vendem muitas propagandas totalmente enganosas, e o que não contam é que essas dietas podem acabar prejudicando a saúde das pessoas.

A sociedade de hoje, principalmente a televisão, internet e as revistas colocam um padrão de peso para as pessoas que não condiz com a realidade.

Por isso, muitas pessoas por se sentirem fora do padrão que a internet impõe de “corpo fitness”, acabam procurando por maneiras de emagrecer.

Logo, é aí que as dietas entram na história, mais conhecidas como dietas da moda, que prometem resultados incríveis em poucos dias.

Como, por exemplo, prometem que você comendo ou tomando somente tal alimento por um certo tempo, você perderá tantos quilos em uma semana.

No entanto, apesar desse tema ser muito discutido na mídia sobre ser bastante procurado pelas pessoas por fazer milagres e acabar trazendo prejuízos à saúde, uma grande parte da sociedade ainda procurar pelas dietas da moda.

A professora do departamento de nutrição da Universidade de Brasília, Nathalia Pizato informa que a única coisa que as dietas da moda trazem é a venda de uma propaganda enganosa.

Seguindo, ela conta que de início a pessoa até pode conseguir emagrecer, mas que não existem benéficos a longo prazo.

Por fim, ela pontua dizendo que essas dietas podem, fazer mal à saúde e também pode trazer o peso perdido de volta bem rápido.

Quais os efeitos da dieta da moda na saúde?

As dietas da moda que prometem reduzir o peso rapidamente não têm nenhuma relação direta com os determinantes da saúde e da nutrição.

Além disso, essas dietas fazem com que as pessoas criem padrões de alimentação não usuais.

Inclusive, o sucesso dessas dietas milagrosas se dá muitas vezes pelo entusiasmo das pessoas por começar algo novo, e pelas suas promessas de resultados incríveis.

Porém, as pessoas só aderem a essa dieta temporariamente, até porque muitos já possuem hábitos próprios e esses não condizem mudanças propostas pela dieta.

Dessa forma, sem uma base científica, essas dietas criam para as pessoas expectativas fantasiosas relacionadas a velocidade e a quantidade de peso perdida.

Fora isso, ainda podem trazer deficiências nutricionais para o corpo da pessoa e potenciais riscos à saúde se forem feitas por um bom tempo.

No caso da dieta dos sucos detox, se alguém a faz por uma semana por exemplo, acaba emagrecendo pela pequena ingestão de calorias.

Mas, depois de um tempo a pessoa vai cansando da dieta e assim voltando para os antigos hábitos favorecendo a ganhar o peso perdido novamente.

Aliás, se uma pessoa faz a dieta e corta o leite, vai ter deficiência de cálcio, podendo vim a ter algumas doenças pela falta disso.

Ou também, se você ingere carne vermelha quase sempre, e de repente corta do cardápio para uma dieta, ficará em falta da vitamina B12 e será prejudicial para a sua saúde.

Procure orientação profissional

Se você vai começar uma dieta, seja uma das dietas da moda ou não, em hipótese alguma, deixe de consultar um profissional de saúde.

Portanto, como as pessoas procuram por essas dietas da moda na internet sem auxílio de um médico, já é notável que possa trazer futuros problemas.

Além disso, a reeducação alimentar e as mudanças de hábitos, serão os principais aliados no emagrecimento.

A professora Nathalia Pizato explica que para conseguir emagrecer não existe outro jeito além de começar uma alimentação melhor e praticar exercícios constantemente.

Aliás, primeiro você precisa entender que o padrão de corpo fitness que vendem nas mídias sociais não é verdadeiro, até porque um corpo fitness não necessariamente é um corpo magro, você só precisa se manter saudável.

Logo, depois disso você deve montar um cardápio com uma alimentação equilibrada com hortaliças, frutas e carnes magras.

Então, juntando tudo isso com a regular prática de exercícios vai levar você para um resultado mais saudável e que dure.

Considerações finais

As famosas dietas das modas estão por todo canto, e mesmo que prometa resultados absurdos, cada corpo funciona diferente.

Então, consultar um médico, para ter um acompanhamento, e saber se realmente é possível ter bons resultados com aquela rotina, é ideal.