Como funciona o teste de ancestralidade?

O teste de ancestralidade permite que os indivíduos permitam a descoberta de seus ancestrais. Essa é uma forma de compreender e identificar qual é a sua ascendência. Trata-se do conhecido teste de Biologia Molecular.

Esse teste é baseado em uma simples amostra de DNA, a qual permite que as pessoas tenham acesso a essas informações. A maioria das pessoas buscam por esse teste por mera curiosidade. Inclusive, foi um dos itens mais vendidos em uma das Black Friday que ocorreu nos EUA.

Mesmo que existam algumas dúvidas sobre a veracidade desse teste, ele é realizado de uma maneira bastante simples. E, se você é assim como outras pessoas e tem curiosidade sobre o assunto, confira mais sobre o teste de ancestralidade: 

O que é o teste de ancestralidade?

Uma das opções de teste de ancestralidade é o Global, ele realiza uma análise de até 700 mil pontos de DNA, garantindo percentuais para cada localização biogeográfica. Essa também é a maneira de entregar resultados eficientes aos indivíduos que solicitaram o teste. 

A ancestralidade é identificada a partir dessa análise, influenciado até 5 gerações dos indivíduos. Sendo assim, o resultado mostrará até os seus 16 trisavós / avôs passados. 

Assim como o teste de covid, os resultados do teste de ancestralidade são fáceis de conseguir. Inclusive, vem sendo muito requisitado pelas pessoas interessadas em conhecer mais sobre o seu passado, ou simplesmente estejam curiosos. 

O resultado desse teste conta com as porcentagens da genética que todos os indivíduos possuem, sendo assim, resultados como os seguintes podem ser revelados: uma pessoa pode possuir cerca de 40% de genética europeia, 20% africana e 20% américa-central. 

É importante ressaltar que as porcentagens que esses testes revelam podem sofrer variações. Isso acontece porque a precisão da localização informada irá depender, unicamente, do tamanho de dados que a empresa contratada possui.

A proposta geral desta pesquisa é que a pessoa interessada ofereça uma pequena quantidade de sua saliva para o laboratório. Depois disso, os resultados serão encaminhados para os solicitantes através dos correios. 

Ao recebê-lo, você terá acesso a todo o seu mapa de ancestralidade, mas a precisão exata depende de qual laboratório você vai contratar. 

Como esse teste funciona?

O teste de ancestralidade promete revelar os antepassados dos indivíduos que o adquirem da seguinte maneira: 

  1. Primeiramente, os clientes fazem a compra de um kit;
  2. Na sequência, cospem dentro de um tubo ou passam cotonete na parte interna de sua bochecha;
  3. Depois de coletar a sua saliva, é o momento de enviar a amostra para a empresa contratada. 

Quando sua amostra de saliva chega até a empresa, os profissionais extraem as células de sua saliva, são elas que possuem todos os seus genomas. Depois disso, o seu DNA é inserido dentro de um banco de dados, comparado o seu genoma com os de outros clientes que pagaram pelo mesmo serviço. 

Nesse momento é possível analisar algumas semelhanças e diferenças que existem entre as pessoas. E, para finalizar esse teste de ancestralidade, o seu mapa étnico é criado. 

Mas mesmo com todos esses estudos, especialistas e a maioria das pessoas acreditam na veracidade dos resultados. Sendo assim, esses resultados são mesmo eficientes?

As informações no teste são verdadeiras?

Diversos cientistas já afirmaram que, na realidade, os perfis genéticos que são obtidos através do teste de ancestralidade não podem fornecer informações precisas. Sendo assim, os resultados desses testes não são tão eficientes quanto a maioria das pessoas imagina. 

De acordo com o programa de TV da BBC, alguns casos curiosos foram analisados e, de acordo com os cientistas, eles chegaram à seguinte conclusão: Diversas empresas dão aos indivíduos testes de etnia, sendo assim, os resultados não mostram de fato o antepassado.

Mas algumas características podem sim mostram resultados genéticos de seus ancestrais. 

Mesmo assim, esse tipo de resultado ainda não é tão eficiente quanto o teste de DNA. Entretanto, é importante ressaltar que essa comparação é limitada aos dados que estão presentes no banco da empresa contratada. Sendo assim, os resultados podem ser diferentes daqueles que você deseja encontrar. 

A importância de conhecer sobre o assunto

Mesmo que o teste de ancestralidade tenha ganhado força nos últimos anos, existem limitações nesse experimento. Isso porque, como já foi citado, os resultados dependem do banco de dados da empresa contratada. 

Um outro fator interessante de citar nesse caso é que esses serviços não separam a sua origem de sua linhagem. Sendo assim, não existe uma maneira de compreender de onde sua mãe ou pai tem nacionalidade. Assim como não é possível determinar possíveis doenças. 

Claro que você irá encontrar algumas empresas que oferecem a análise da saúde, mas o valor desembolsado será maior. E, se você está buscando por uma avaliação correta, então precisará contratar um profissional para uma leitura detalhada dos dados presentes no resultado.