Apresenta estresse, ansiedade, tristeza ou outro sintoma relacionado à saúde mental? Muito provavelmente é o momento de você iniciar ações para cuidar da saúde da mente e bem-estar psicológico. Afinal, com a rotina corrida e os desafios em nosso cotidiano, nem sempre conseguimos lidar com essas variadas situações da melhor maneira.
Seja na vida particular ou no trabalho, a gigantesca carga de informações diversas pesa nos nossos ombros, dificultando descansar a mente completamente, pois acabamos nos forçando a manter ligados e ativos ao realizar conclusões até mesmo de coisas que não fazem sentido para nós.
Infelizmente, como consequência, podem surgir problemas emocionais que podem afetar a saúde física também. Para mudar isso, é fundamental saber como cuidar da saúde mental e implementar na rotina ações que vão nos ajudar a mudar esse cenário.
A partir disso, podemos usufruir de diversos benefícios em nossas vidas, como um bem-estar emocional, ajudando a lidar melhor com nossas emoções, incluindo o estresse e ansiedade. Também atua na melhora do desempenho no trabalho, auxiliando na concentração, a tomar decisões sólidas e aumentar a produtividade.
Além disso, influencia na criação de relacionamentos saudáveis e significativos, bem como na capacidade de lidar com situações adversas, desafios e pressões da vida. Dessa forma, há ganhos também na qualidade de vida e na autoestima do indivíduo.
Todos esses benefícios só são possíveis ao mudar os hábitos e ter mais cuidado com a saúde mental. Para te ajudar, vamos dar dicas de ações simples que você pode fazer e conquistar bons resultados. Veja:
Priorize sua alimentação e nutrição
Cuidar da alimentação e nutrição é uma ação fundamental para se manter saudável. E saiba que isso não tem relação apenas com o físico, pois influencia, e muito, na mente também.
É crucial ter uma alimentação balanceada a base de comidas naturais, como verduras, frutas, cereais integrais e proteínas magras para conseguir disponibilizar uma diversidade de nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas, minerais, gorduras e proteínas boas, antioxidantes, entre outros.
O ideal é buscar a ajuda de um nutricionista ou médico para orientações individuais quanto às quantidades e à distribuição durante o dia. Além disso, é fundamental evitar alimentos ultraprocessados, com muitos aditivos químicos e conservantes, pois podem prejudicar a saúde.
Uma alternativa que pode ajudar a complementar a alimentação é utilizar suplementos de alta qualidade com a supervisão de um nutricionista. Por exemplo, o ômega 3 é um dos principais nutrientes que atuam na saúde do cérebro e em funções cognitivas, ajudando, inclusive, na prevenção de doenças associadas à degeneração dos neurônios.
É encontrado em alimentos, como salmão, atum e sardinha. Porém, uma alternativa é poder suplementar para garantir a ingestão do nutriente. Aliás, o suplemento que contém boas concentrações de DHA (ácido decosahexaenoico) é a melhor opção para esse objetivo, já que possui muitos estudos demonstrando o papel mais representativo na saúde do cérebro.
Sendo assim, aposte pelo melhor suplemento de ômega 3 DHA do mercado, com matéria-prima de alta qualidade, embalagem adequada e produto de melhor absorção e conforto gástrico.
Realize atividades físicas regularmente
Outra ação para cuidar da saúde mental que você deve incluir na sua rotina é a prática de exercícios físicos. Ela pode contribuir para a redução do estresse e da ansiedade. Além disso, pode melhorar o sono e a autoestima.
A dica é mesclar exercícios aeróbicos com os de ganho de força e musculatura. Escolha pelas atividades que você gosta de praticar para aumentar ainda mais o bem-estar. Vale corrida, ciclismo, musculação, dança, crossfit, natação, futebol, entre muitos outros.
Realize terapia com um profissional
Busque ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra, isso pode te ajudar a identificar e tratar problemas de saúde mental, como também aprender a lidar com situações diversas.
A terapia pode te ajudar a aumentar a autoconfiança, a aprender a lidar com os medos e sentimentos, evitar dependências e até mesmo a criar ou manter relações saudáveis. Tudo isso reflete não só na saúde mental, mas também em diferentes aspectos da vida pessoal e profissional.
Cuide da qualidade do sono
É durante a noite que o cérebro realiza muitas de suas funções, entre elas a regulação do humor e memória. Uma boa noite de sono pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a concentração e a produtividade durante o dia.
Vale lembrar que a qualidade do sono se refere às horas seguidas de sono, sem ou pouca intercorrência, e ao despertar ter a sensação de energia renovada.
Pratique técnicas de relaxamento
Você sabia que a meditação, ioga e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono e a sensação de bem-estar?
Então reserve um momento do seu dia para praticá-las e relaxar. Assim, você vai se sentir mais tranquilo e pronto para enfrentar os desafios diários.
Mantenha contato social
Os relacionamentos saudáveis são importantes para a nossa saúde mental. Tenha momentos de contato com amigos e familiares que mantenham uma relação saudável. Isso vai te ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a sensação de pertencimento e de apoio social.
Faça coisas que lhe dão prazer
Reserve um tempo também para fazer coisas que lhe dão prazer, como hobbies, leituras, ouvir música, dançar, entre outros. Isso pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e a sensação de satisfação pessoal.
Gostou das dicas de como cuidar da saúde mental? Aproveite e comece já a se organizar para aplicá-las durante sua rotina. Compartilhe com seus amigos esse artigo!