Sono saudável para bebês e crianças

O sono é muito importante para a saúde e o bem-estar do seu filho. Na verdade, bons hábitos de sono começam desde o nascimento.

As crianças que não dormem o suficiente podem ter problemas para funcionar durante o dia. À noite, eles podem achar difícil se acomodar. As vezes imaginamos que um pijama infantil bem quentinho e um leitinho morno são suficientes para fazer a criança cair no sono, mas nem sempre é assim. Nesse artigo vamos listar algumas dicas importantes para proporcionar um sono saudável para seu filho.

Quanto sono meu filho precisa?

Cada criança é diferente. Alguns dormem muito e outros muito menos. Este gráfico é um guia geral da quantidade de sono que as crianças precisam durante um período de 24 horas, incluindo sono noturno e cochilos diurnos.

Bebês (4 a 12 meses) 12-16 horas 
Crianças (1 a 2 anos)11-14 horas 
Crianças (3 a 5 anos)10-13 horas 
Crianças (6-12 anos) 9-12 horas
Adolescentes (13-18 anos)8 a 10 horas

Fonte:  Quantidade recomendada de sono para populações pediátricas: uma declaração de consenso (American Academy of Sleep Medicine)

Bebês (do nascimento aos 4 meses)

Os recém-nascidos podem dormir até 18 horas por dia, de 3 a 4 horas de cada vez. É normal e saudável que os bebês acordem durante a noite para se alimentar. À medida que seu bebê cresce, ele fica acordado por mais tempo durante o dia e dorme por períodos mais longos à noite.

Os bebês, assim como os adultos, precisam das dicas certas para saber quando é hora de dormir. Por exemplo, se você sempre coloca seu bebê para dormir no berço, ele aprenderá que este é o lugar onde dorme. Isso pode não funcionar imediatamente, mas com o tempo, seu bebê vai entender. Se fizer isso com um Swaddle também será assim.

Em algum momento depois dos 3 meses, os hábitos de sono do seu bebê se tornarão mais previsíveis e você pode esperar um cronograma de cochilos mais regular. Confie nas dicas do seu bebê – ele avisará você quando estiver cansado. Um diário do sono pode ajudá-lo a reconhecer seu padrão regular de sono.

Uma rotina de sono é uma boa ideia. Pode incluir um abraço silencioso em uma sala escura antes da hora de tirar uma soneca. 

Hábitos de sono saudáveis ​​para o seu bebê:

  • Um bebê muito cansado tem mais problemas para dormir. Cochilar realmente ajuda o bebê a dormir melhor à noite, então mantê-lo acordado durante o dia não o ajudará a dormir mais à noite.
  • Coloque seu bebê na cama quando estiver sonolento, mas acordado. Lembre-se de colocá-los para dormir de costas no berço ou em uma superfície plana e firme. Mantenha itens macios como travesseiros e bichinhos de pelúcia fora do berço.
  • Não há problema em acariciar e embalar seu bebê. Você não pode estragar um bebê segurando-o.
  • Uma chupeta pode confortar e ajudar seu bebê a se acomodar. No entanto, é melhor não começar a usar chupeta até que a amamentação esteja indo bem.
  • Seu bebê vai se mexer durante a noite. Dê-lhes alguns minutos para tentarem resolver por conta própria antes de ir até eles.
  • Evite estimulação durante as mamadas noturnas e troca de fraldas. Mantenha as luzes fracas.

Bebês (4 a 12 meses)

Nessa idade, os bebês dormem em média 14 horas por dia, mas qualquer coisa menos ou mais pode ser normal para seu bebê. Aos 4 meses, a maioria dos bebês precisa de três sonecas por dia; uma da manhã, tarde e início da noite.

Entre 6 e 12 meses, seu bebê provavelmente passará de 3 cochilos por dia para 2 cochilos mais longos, de manhã e à tarde. As necessidades de cochilo de cada bebê são diferentes. Alguns cochilam por apenas 20 minutos por vez, enquanto outros dormem por 3 ou mais horas.

Hábitos de sono saudáveis ​​para o seu bebê:

  • Mantenha uma programação regular de sono durante o dia e a hora de dormir, tanto quanto possível.
  • Uma rotina consistente de hora de dormir é importante. Muitos pais gostam de usar a tática: banho, livro, cama.
  • Não coloque seu bebê na cama com uma mamadeira. Isso pode levar à cárie dentária.
  • Por volta dos 6 meses, se o seu bebê acordar à noite e chorar, verifique se há algo errado, como estar com muito frio ou muito calor, mas tente não tirá-lo do berço. Você pode confortá-los acariciando a testa ou falando baixinho para que saibam que você está ali. Isso ajuda seu bebê a aprender como se acalmar, passos importantes para voltar a dormir sozinho.

Crianças (1 a 2 anos)

A maioria das crianças dorme entre 11 e 14 horas em um período de 24 horas. 

Hábitos saudáveis ​​de sono para seu filho:

  • Ainda é importante manter um horário de sono com o qual seu filho esteja familiarizado. A rotina que você estabeleceu durante o primeiro ano é ainda mais importante para seu filho.
  • Evite cochilos muito tarde durante o dia, porque nesta idade, eles podem afetar o sono noturno.
  • Ajude seu filho a relaxar cerca de meia hora antes de dormir com histórias e atividades silenciosas.
  • Seja gentil, mas firme, se seu filho protestar.
  • Mantenha o quarto silencioso, aconchegante e bom para dormir, como manter as luzes baixas.
  • Música suave e calmante pode ser reconfortante.
  • Itens de segurança (como cobertores, naninhas ou bichinhos de pelúcia) costumam ser importantes nessa idade.

Crianças (3 a 5 anos)

Os pré-escolares geralmente dormem cerca de 10 a 13 horas por dia. Conforme seu filho se aproxima dos 3 anos, provavelmente tirará uma soneca por dia, mas muitos ainda tirarão uma segunda soneca em algum momento do dia. Em alguns dias, eles podem precisar de uma soneca, enquanto em outros não. Algumas crianças desistem dos cochilos diurnos durante esse período. Você pode usar esse tempo – geralmente após o almoço – para momentos de silêncio para seu filho ler e relaxar.

Nessa idade, é comum que as crianças tenham alguns problemas de sono e resistam a ir para a cama. Eles também podem acordar durante a noite com medos ou pesadelos noturnos.

Hábitos de sono saudáveis ​​para o seu pré-escolar:

  • Não dê bebidas ao seu filho com cafeína.
  • Evite telas antes de dormir. Não permita tablets, televisores, computador ou videogames no quarto.
  • Algumas crianças tentarão atrasar a hora de dormir. Estabeleça limites, como quantos livros vocês lerão juntos e certifique-se de que seu filho saiba o que são.
  • Coloque seu filho na cama confortavelmente para ter uma sensação de segurança.
  • Não ignore os medos da hora de dormir. Se seu filho tiver pesadelos, tranquilize-o e conforte-o.

Quais são alguns problemas comuns de sono?

  • Privação de sono: algumas crianças não dormem o suficiente. Se seu filho estiver agitado, irritado ou tiver dificuldade para dormir à noite, pode ser porque ele não está tendo tempo suficiente para a soneca ou não está indo para a cama cedo o suficiente.
  • Problemas de separação: Seu filho pode ter dificuldade para relaxar e dormir se ficar chateado por você não estar lá. Experimente um carinho extra longo antes de dormir, um objeto de segurança como um cobertor ou bicho de pelúcia, ou deixe a porta aberta ao colocá-los na cama.
  • Pesadelos: a maioria das crianças terá pesadelos uma vez ou outra. Os pesadelos podem acontecer após um evento físico ou emocional estressante ou podem ser causados ​​por febre. Seu filho pode pedir conforto a você. Fale com calma, acaricie e tranquilize seu filho.

Quando devo falar com o pediatra?

  • Ronco alto: se seu filho ronca alto regularmente, isso pode ser um sinal de problema.
  • Sonambulismo: o sonambulismo é um distúrbio em que a criança fica parcialmente acordada, mas não completamente, durante a noite. Seu filho pode sentar-se na cama e repetir certos movimentos, como esfregar os olhos. Eles podem sair da cama e andar pelo quarto. Quando você fala com seu filho, ele geralmente não lhe responde. Se o seu filho tiver sonambulismo, é importante garantir que a área seja segura. Com cuidado, guie seu filho de volta para a cama sem acordá-lo. Se o problema persistir, entre em contato com seu médico.
  • Terrores noturnos: são diferentes dos pesadelos. Crianças com terror noturno gritam incontrolavelmente, podem respirar rapidamente e parecem estar acordadas. Se você acordar seu filho, ele provavelmente ficará confuso e poderá demorar mais para se acalmar e voltar a dormir. O terror noturno geralmente ocorre entre as idades de 4 e 12 anos, mas pode acontecer com crianças a partir dos 18 meses. A maioria das crianças vai superá-los, mas converse com seu médico se eles persistirem.

E se meu filho tiver problemas para adormecer regularmente?

Algumas crianças têm dificuldade em adormecer sozinhas e podem ficar acordadas por longos períodos. Isso pode ser causado por muito tempo na tela antes de dormir ou pela cafeína de refrigerantes e bebidas energéticas.

  • Se seu filho está assistindo TV ou jogando videogame por longos períodos de tempo, tente limitar o tempo de tela ou cortá-lo da rotina da hora de dormir.
  • Não permita que seu filho beba ou coma nada com cafeína .
  • Tente fazer atividades relaxantes antes de dormir, como ler, ouvir música relaxante ou deitar na cama com seu filho falando baixinho sobre o dia dele.

Se essas razões não forem a causa, converse com seu médico sobre outras maneiras de ajudar seu filho a aprender a adormecer sozinho.