Osteoporose: descubra quais são os riscos

Ouvimos falar sobre a importância de desenvolver ossos fortes e saudáveis ​​desde que éramos crianças. Mas a saúde óssea é muito mais do que um copo de leite frio. 

Nossos ossos estão muito vivos: constantemente quebrando e crescendo novamente para nos ajudar a nos sustentar, nos manter em movimento e proteger órgãos como nosso cérebro e coração. 

Assim como qualquer coisa viva e em crescimento, nossos ossos precisam de atenção e cuidado para se manterem saudáveis.

O que é osteoporose?

Priorizar a saúde óssea significa evitar o risco de osteoporose. De acordo com a National Osteoporosis Foundation , a osteoporose é uma doença óssea que ocorre quando o corpo perde muito osso, produz pouco osso ou ambos. Sob um microscópio, um osso saudável tem buracos e espaços (pense em um favo de mel). 

Mas com a osteoporose, esses espaços são muito maiores, resultando em uma perda de densidade e massa … Fato não tão divertido: Osteoporose na verdade significa “osso poroso”.

É mais comum do que você pensa … especialmente para mulheres.

Cerca de 10 milhões de americanos têm osteoporose, e 80% deles são mulheres . Outra maneira de ver as coisas: uma em cada duas mulheres com mais de 50 anos (em comparação com um em cada quatro homens) quebra um osso por causa da osteoporose .

A osteoporose é muito comum, especialmente para a comunidade em geral, mas felizmente há muito que podemos fazer para manter nossos ossos saudáveis ​​de forma proativa. Desde uma dieta bem balanceada até a prática de exercícios regulares, podemos cultivar um estilo de vida que seja favorável à saúde óssea e buscar apoio extra em suplementos de saúde óssea formulados cientificamente. 

Então, você está em risco tendo osteoporose?

Quando falamos sobre o risco de osteoporose, estamos nos referindo às suas chances de contrair osteoporose ao longo da vida. Podemos controlar alguns fatores de risco , como dieta. Não ingerir cálcio e vitamina D suficientes pode aumentar nosso risco de osteoporose. 

O mesmo acontece com não fazer exercícios o suficiente – nossos ossos crescem e permanecem fortes com o movimento regular. Outros fatores controláveis ​​como beber álcool e fumar cigarros (o que impede nosso corpo de utilizar seu cálcio) também aumentam nosso risco.

Mas existem outros fatores incontroláveis que influenciam nossa suscetibilidade à osteoporose – a saber, a idade. Nossa probabilidade de contrair osteoporose aumenta com a idade, e novamente, especialmente se você for mulher.

 As mulheres são mais propensas à osteoporose porque naturalmente têm ossos mais leves e menores do que os homens. Além disso, quando as mulheres chegam à menopausa, seus níveis de estrogênio diminuem.

Como o estrogênio é um hormônio que ajuda a proteger os ossos do corpo da mulher, isso geralmente resulta em perda óssea.

Como manter seus ossos saudáveis.

A boa notícia é: você pode tomar medidas para ajudar seus ossos a se manterem saudáveis agora . E isso simplesmente começa com uma análise mais detalhada de sua dieta. Você está recebendo cálcio e vitamina D suficientes? Combinar uma dieta balanceada com exercícios físicos é realmente uma cura para tudo quando se trata de bem-estar, mas especialmente para a saúde óssea. Certifique-se de que o exercício de sua escolha seja o de fortalecimento e sustentação de peso, como levantar pesos ou mesmo caminhar.

Juntamente com esses princípios básicos, tomar um suplemento para a saúde óssea pode fazer toda a diferença. 

Evite os sintomas da osteoporose.

A saúde óssea é complicada porque não podemos exatamente sentir nossos ossos ficando mais fracos ou perdendo massa. Em seus estágios iniciais , a osteoporose geralmente só pode ser detectada por testes de densidade óssea. 

Em estágios posteriores , a osteoporose pode causar perda de peso, dor crônica, quebras ósseas e pode afetar nossa altura e postura, afetando a coluna vertebral. Se chegar nesse nível, procure um médico ortopedista especialista em coluna para saber qual tratamentos e medicamentos são mais indicados. Queremos estar sempre atentos à saúde óssea para evitar quebras ósseas, pois elas costumam desencadear outras complicações, especialmente para a comunidade mais velha. 

A maioria das pessoas não percebe que as fraturas podem ser mortais para pessoas com mais de 50 anos. O fato é que metade de todas as mulheres e um quarto de todos os homens com mais de 50 anos quebrou um osso devido à baixa densidade óssea. Cinquenta por cento dos mais velhos adultos que quebram o quadril nunca se recuperam totalmente. Dez por cento vão acabar em uma casa de repouso. E 33% morrem dentro de um ano. “

A vida é uma aventura; aguente firme!

Onde quer que você esteja em sua jornada de vida, é sempre uma boa ideia pensar na saúde de seus ossos. Especialmente para mulheres: a saúde óssea torna-se mais importante a cada dia. Gerenciar o risco de osteoporose é simplesmente equilibrar alimentação saudável , exercícios regulares e suplementação. 

Há muitas maneiras de personalizar essa trifeta para atender ao seu estilo de vida único. A vida é cheia de aventuras – não sabemos sobre você, mas aceitaremos todo o apoio que pudermos!