Tome uma xícara de chá de alecrim todos os dias e isto vai acontecer no seu corpo!

Muitas pessoas já tem encontrado nas plantas a cura para as suas doenças. E muitas delas usam as plantas para a prevenção. Se realmente conhecêssemos o poder que algumas plantas têm para a nossa saúde, não deixaríamos de fora de nossa alimentação.

 E um chá muito poderoso é o de alecrim! Ele é usado desde a Idade Média, e que traz diversos tipos de benefícios para a saúde.  O chá de alecrim, também é conhecido como a erva da alegria.

Hoje em dia os seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar.

Desta forma, ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.

Benefícios do chá de alecrim

Vamos listar alguns dos benefícios do chá de alecrim para o seu organismo.

E mais, outro beneficio de tomar chá de alecrim é que ele ajuda no processo de emagrecimento. Isso ocorre porque ele ajuda a eliminar excessos de líquido do corpo, pois possui ação diurética. Também contribui para tratar ansiedade, evitando que o individuo busque consolo na comida.

Como fazer o chá de alecrim?

Os ingredientes são:

-1 xícara de folhas secas de alecrim;

– Meio litro de água.

Modo de preparo:  Deixe a água ferve e adicione as folhas dentro da panela. Depois de fervida, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado por cerca de 15 minutos. O indicado é tomar três xícaras de chá por dia entre as refeições.

Como cultivar o chá de alecrim?

Cultivar o chá de alecrim é bem fácil. Se você for comprar, ele é um chá que é facilmente encontrado. Você também não precisa ter horta para cultivar o chá. O seu nome científico é Rosmarinus officinalis.

É muito simples. Basta plantar o alecrim em um vaso e deixá-lo até em sua casa que ele se desenvolve facilmente. E todos os dias você pega um raminho da folha e faz o chá para obter estes inúmeros benefícios para a sua saúde.

Quem não pode tomar o chá?

  • Deve ser evitados por mulheres que estão grávidas ou em processo de amamentação;
  • Menores de 12 anos;
  • Prostáticos;
  • Pessoas com diarreia, gastroenterites e/ou histórico de convulsões também devem evitar o consumo da erva;

Importante salientar também, que caso a essência de alecrim seja usada em excesso pode haver irritações na pele ou no couro cabeludo.  Assim como tudo, não se deve exceder o limite. Neste caso, uma xícara de chá por dia está ótimo.

Lembrando que a ingestão em dosagens exageradas do chá de alecrim também pode provocar irritações gastrointestinais e nefrite.

Já  o óleo essencial de alecrim pode ser usado em tratamentos de aromaterapia, massagens ou banho com alecrim.