Conheça a receita de sabão de lavar roupa mais natural: aprenda a fazer

Não adianta só cuidar da sua alimentação, se você não cuida o que passa em seu corpo e o que coloca em suas mãos. Ás vezes o que menos imaginamos contém substâncias agressivas e nocivas ao nosso corpo.

Hoje vamos falar dos produtos de limpeza, especialmente o sabão de lavar roupa. As presenças dessas substâncias não agridem apenas o nosso corpo, como também o nosso ambiente.

Sabão de lavar roupa natural

Apresentamos a vocês uma receita mais natural para você lavar as suas roupas. Os ingredientes são fáceis de serem encontrados. Quer fazer essa receita? Então acompanhe!

Ingredientes principais

Ingredientes extras

  • 40 gramas de corante;
  • 40 ml de óleos essenciais.

Para fazer, vai precisar de:

  • Colher de pau;
  • Balde;
  • Peneira;
  • Panela;
  • Recipientes para armazenamento do sabão;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção

Modo de preparo

Primeiro você vai esquente a água até que ela fique morna. Depois coloque-a num balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente lentamente. ATENÇÃO: Nunca adicione água sobre a soda! Pode provocar uma reação forte e causar acidentes;

Feito isso, você começa  a mexer com a colher de pau até diluir. Faça isso longe do fogo. Para retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura próxima a 40°C) e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar todos os demais ingredientes. Em seguida, insira a soda bem lentamente, em pequenas porções e misturando continuamente. Esse cuidado aumenta a sua segurança, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor;

Misture por 20 minutos, e enquanto isso, prepare uma panela com 4 litros de água fervendo. Quando a massa estiver homogênea e mais consistente, coloque-a na panela com água aos poucos e continue misturando. Desligue o fogo, adicione o álcool e o vinagre. Acenda o fogo novamente e mexa. Caso queira, nessa etapa, pode-se adicionar os ingredientes extras como corantes e os óleos essenciais;

Misture por mais cinco minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar por um dia. Após esfriar, despeje no recipiente final.

Também é possível fazer outras receitas de produtos de limpeza mais natural, como detergentes e produtos de limpar a casa. Mas uma atenção ao fazer a receita que passamos: faça longe das crianças, protege seus olhos e mãos e cuidado ao manusear com os produtos. Mas com cuidado pode ter certeza que não será prejudicial para a sua saúde.

Agora que você já conhece então essa receita natural, com ingredientes simples e fáceis de encontrar que deixam a sua roupa cheirosa durante muito tempo, a custo reduzido. Para o sabão de lavar roupa não se indica acrescentar corante e outro cuidado é procurar com atenção os óleos essenciais, para que sejam os mais puros livres de parabenos.

Viram como é possível procurar alternativas mais viáveis e menos prejudicais a você e ao meio ambiente? Fazendo o seu próprio sabão de lavar roupa, você tem ideia do material e o que é colocado dentro.

Experimente fazer e depois nos conte dessa receita!

Receita disponível em: https://www.ecycle.com.br