Bolo de banana sem glúten: muito saudável

Se tem uma coisa que quase todo mundo gosta é de bolo. E quando ele é saudável, melhor ainda! Até porque nada melhor do que comer um bolo saudável e não ficar com aquela consciência de que comeu mais gordura e açúcar do que bolo de fato.

Hoje vamos passar um bolo de banana muito saudável e o melhor, sem glúten! Este bolo é indicado até para os diabéticos. Primeiro, vale ressaltar que a banana tem muitas propriedades e benefícios para o nosso organismo. Para quem faz treino, a banana aumenta energia e ela é uma ótima aliada para a perda do peso.

Estes benefícios não são por menos já que a fruta é rica de potássio, manganês, vitamina C, cobre e vitamina B6. Há pesquisas que ainda afirmam que a banana melhorá o humor e mais, ela é ótima para a digestão. E sem contar que a banana não é uma fruta cara, é acessível, encontrada facilmente em todos mercados e feiras. Passamos pra vocês três opções de bolo de banana! Façam a receita e depois nos conte!

Bolo de banana saudável – Opção 1

Ingredientes

Como fazer?

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa lisa e homogênea. Adicione o fermento químico, os ingredientes opcionais e misture levemente Despeje a massa em uma forma redonda com furo central e asse em fogo médio (180° C), preaquecido, por aproximadamente 40 minutos.

Bolo de banana saudável – Opção 2

Ingredientes

Rendimento 1 fôrma de aprox. 22 cm

  • 3 bananas bem maduras (qualquer tipo);
  • 2 ovos;
  • 1/4 xícara de óleo de coco ou outro;
  • 1 xícara de aveia em flocos sem glúten;
  • 1/2 xícara de castanha do Pará ou de caju sem sal;
  • 2 colheres de chá de canela em pó – opcional;
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • Rodelas de banana para decorar – opcional;

Como fazer?

Bata as bananas, ovos e óleo no liquidificador até virar um creme. Acrescente a aveia em flocos e as castanhas e bata novamente. Adicione o fermento e a canela, misture bem. Despeje em forma untada de 22cm e asse em forno pré-aquecido a a 180º por uns 20-30 minutos.

Bolo de banana saudável – Opção 3

Ingredientes

-1 colher de chá de canela em pó;

– 1/2 xícara de chá de leite;

– 1/2 xícara de chá de óleo;

– 2 xícaras de farinha de arroz;

– 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara;

– 3 bananas prata bem maduras;

– 3 ovos;

– 1 colher de sopa de fermento em pó;

– 1 pitadinha de sal;

Como fazer?

Junte os ovos com o açúcar, as bananas, o leite, o óleo e bata no liquidificador.  Acrescente a farinha de arroz, o sal e a canela em pó.  Leve para uma forma untada e enfarinhada. Coloque no forno preaquecido a 180 graus durante alguns minutos. Testar com o palito para se certificar se o bolo já está pronto.  Quando o bolo estiver pronto, retire-o do forno e deixe esfriar para servi-lo.