Açafrão em casa: saiba como é fácil plantar

Açafrão é uma das especiarias mais utilizadas no nosso dia a dia, principalmente por aqueles que querem ter uma vida mais natural e saudável.  Como um aroma bem característico, ele é um dos ingredientes que não podem faltar na sua cozinha.

Como a maioria dos temperos, o açafrão possui uma história antiga.  Pode-se afirmar que ele é  conhecido pelos indianos e indonésios há milênios. Os mercadores  árabes são os grandes responsáveis por espalhar este sabor pelo mundo.

Além de um sabor marcante, o açafrão é extremamente benéfico para a saúde. O tempero possuí ação anti-inflamatória, antioxidante, previne o câncer e ainda é um poderoso aliado no combate a alguns cânceres.

Veja mais:

O açafrão também é conhecido por ser benéfico para o cérebro, podendo ser usado no combate a doenças  neurodegenerativas.  A especiaria é ótima também para o coração. Outro beneficio importante é que o açafrão possuí é que ele também pode ser usado  para aliviar sintomas de depressão.

Quem está procurando perder peso também pode utilizar a especiaria, já que ela ajuda no emagrecimento. Para quem quer está procurando  benefícios estéticos,  o açafrão também é recomendado. Ele alivia a acne e melhora sua pele.

Com todos estes benefícios, não é de se espantar que ele seja muito utilizado e uma especiaria querida por todos. O que você deve saber é que não precisa ir mais ao mercado para poder obter e consumir o açafrão. Você pode plantar em casa, e consumir o tempero de uma forma mais natural e econômica.

Como cultivar?

Plantar o açafrão em sua casa ou apartamento é extremamente fácil e muito simples. A primeira coisa que você deve fazer, é claro, é comprar as sementes de açafrão. Preste atenção!  Não compre a semente com pele seca ou caindo. Este é um sinal de que o açafrão  está velho e seu replantio está impossibilitado. O melhor a se fazer  é selecionar  as raízes que são grossas e lisas.

Depois disso, você deve guardar as sementes em um lugar fresco e seco até que brotem.  Assim que brotarem, encha um vaso profundo com uma mistura de terra e adubo. No vaso com esta profundidade podem ser armazenadas cerca de 2 a 3 raízes.

Coloque a raiz uns 5 centímetros  abaixo do solo, com os botões do brotamento virados para cima e regue o vaso. O açafrão em média, precisa de bastante água. Você deve regar a planta  uma vez a cada dois dias. Caso esteja frio, você deve colocar menos Água. Você também deve conservá-lo em um lugar seco e fresco.

Para colher e consumir, o melhor é esperar cerca de 8 a 10 meses quando o açafrão estará pronto para ser consumido.  Apesar de você poder ir colhendo durante todo o período de crescimento, a raiz só deve ser consumida quando estiver amadurecida.  Lembre-se que, além da raiz,   as folhas e caule do açafrão também são comestíveis.

Descubra o sabor do açafrão! Plante você mesmo e tenha um tempero mais natural feito por você.